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O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,01 por cento em fevereiro, após alta de 0,54 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Às 11:45 (de Brasília), o dólar à vista avançava 1,15%, a 5,0699 reais na venda.

O número de investidores ativos chegou a 5,064 milhões, 44,8% a mais que em fevereiro de 2021. Em relação a janeiro, houve crescimento de 0,3%. Os investidores pessoas físicas somaram 4,287 milhões, alta anual de 47,3% e mensal de 1,2%.

Nesta sexta-feira (11), é o dia oficial do aumento dos preços dos combustíveis. Na tarde de ontem (10),  muitos brasileiros correram para os postos para abastecerem seus veículos antes do reajuste, formando filas quilométricas. 

“De forma geral, começamos 2022 num padrão parecido com o ano de 2021, dezembro do ano passado foi um ponto fora da curva”, completou ele, lembrando que o ano passado foi marcado por oito taxas mensais negativas.

O economista também comentou sobre a taxa básica de juros, Selic, no cenário doméstico e internacional, e a alta do preço da gasolina, diesel e gás.

Com a perspectiva para 2022 de juros altos e inflação persistente, a indústria brasileira iniciou o ano com 20 das 26 atividades registrando contração da produção. O cenário pode ainda se agravar depois de a Rússia invadir a Ucrânia, com potenciais efeitos sobre a inflação e o crescimento mundial.

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A Petrobras anunciou na última quinta-feira (10) reajuste de preço na gasolina, diesel e gás. Durante entrevista exclusiva à BM&C News, o especialista em direito econômico internacional, Emanuel Pessoa, avaliou as consequências que o cenário de alta do combustível poderia trazer para a economia brasileira e apontou dois problemas: o imposto e a política da Petrobras.

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), enviou uma notificação para que a Petrobras esclareça o mais recente aumento no preço dos combustíveis, informou o órgão em comunicado nesta sexta-feira.

O governo calcula que a perda de arrecadação com a medida é de 25% e os secretários de Fazenda estimam uma redução superior a 30%. As demais alterações na cobrança do tributo, como a adoção de uma alíquota única nacional, não poderão entrar em vigor imediatamente e vão depender de regulamentação.

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