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Além da defesa da moeda comum sul-americana para transações tanto comerciais quanto financeiras, os presidentes citaram no documento, a “aliança estratégica” entre os dois países e se comprometeram a trabalhar por uma maior integração econômica no continente. 

Margaret Thatcher se opunha a referendos, sabiamente. Certa vez, ela citou o ex-primeiro-ministro, Clement Atlee, ao reconhecer que referendos são “dispositivos de ditadores e demagogos”. Em 1945, quando Winston Churchill servia como primeiro-ministro, este sugeriu um referendo para decidir quanto à extensão da atividade da coalizão durante a guerra até à vitória no Japão.

Quanto mais houver exposição às incertezas, mais utilidade será encontrada no conceito antifrágil. E se as coisas vão bem, ele também serve como um poderoso antídoto contra a acomodação, evitando consequências às vezes irreversíveis.

Às 13h30, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,89%, a 111.095 pontos.

Muito bem, até ai temos o sonho! Agora, partimos para a realidade que está contida no trabalho primoroso desenvolvido por Robert Mundell, que recebeu o Prêmio Nobel em economia pela teoria de Optimal Currency Area (OCA), e Thomas D. Willett entre outros notáveis, e que se tornou a base para a criação do euro e da Integração Monetária Europeia (EMU na sigla em inglês).

Por que as democracias falham? Foto: FreePikO conceito de democracia tem variado muito desde o seu nascimento na Grécia Antiga. Nunca foi um regime perfeito, embora os seus aspectos positivos tenham sido muito superiores aos negativos, razão por que a maioria da população mundial vê na democracia um ideal para governança de um país. A participação do cidadão na vida e nas decisões de uma nação constitui um elemento essencial para assegurar legitimidade daqueles que governam e representar, no âmbito coletivo, o desejo de uma maioria quanto aos rumos que se pretendem adotar.

De olho nesta iniciativa chilena, o Senador Cristovam Buarque propôs em 2013 uma “Comissão do Senado do Futuro”, afirmando na instalação da Comissão: “Uma coisa que me incomoda é quando vejo que a gente quer debater os problemas e as pessoas vêm aqui dizer o que já estão fazendo. Os participantes deverão receber roteiros das questões que a comissão deseja responder em seus relatórios, de maneira a evitar que divaguem ou fiquem apenas mostrando o que já tem sido feito no passado. Eu quero saber, especialmente dos representantes do governo, o que falta fazer”.

Nesse sentido, a novidade foi apresentada em ofício circular pelo presidente, Gilson Finkelsztain, e pelo vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, José Ribeiro de Andrade. Os dois destacaram que também estará disponível nesta data a negociação de ETFs de ações locais e internacionais que distribuam proventos.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) também tomará mais uma decisão de política monetária. A grande projeção dos investidores é que a Selic se mantenha em 13,75%, porém o mercado espera uma mensagem dura no comunicado.

A primeira etapa do segundo processo constitucional é atribuída ao Congresso com a tarefa de designar, já na nesta semana, 24 membros para a Comissão de Especialistas que iniciará suas atividades em 6 de março, tendo como objetivo principal redigir um projeto com as 12 bases constitucionais estabelecidas no “Acordo do Chile”, o qual foi assinado em 12 de dezembro passado pelos partidos políticos com representação parlamentar.

Para o nosso caso, aqui na América, parece que este último caminho foi o escolhido para o Mercosul. Primeiro, juntaram-se os políticos para criar um espaço político onde seriam debatidos os problemas que eles acordariam como sendo os mais importantes. Para dar conta das necessidades de uma nova “Ágora” dos mandatários em negociação foram criadas as estruturas para se reunirem, bem como os cargos de comissão, as prerrogativas, definido o orçamento, locais de reunião, custos envolvidos, além de diárias pelos trabalhos realizados. Em síntese, enquanto na Europa se buscava resolver problemas técnicos para os quais seriam criadas instituições para administrar as soluções, aqui se pensava nas estruturas políticas para resolver problemas políticos e depois buscar os problemas técnicos para serem resolvidos. É uma lógica curiosa, típica de ambientes onde a política se serve do povo ao invés de servi-lo.

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