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Aqui, a Câmara deve votar a MP dos Ministérios, que perde validade amanhã, após a Casa ter imposto uma derrota ao governo com a aprovação do marco temporal de demarcação das terras indígenas.

“Se a gente estiver junto, nós temos 450 milhões de pessoas, a gente tem um PIB de quase US$ 4,5 trilhões. A gente tem força no processo de negociação e é por isso que esse momento [cúpula] é importante”, completou.

NosEUA, oRelatório de Emprego ADPmostrou que o país abriu 278 mil postos de trabalho no setor privado em maio. O número veio bem acima das projeções do mercado novamente, que previam a criação de 170 mil empregos no mês. Em abril, foram abertas 296 mil vagas, conforme dados revisados.

Na comparação interanual, o déficit em renda primária aumentou US$1,6 bilhão, o resultado na renda secundária reduziu US$361 milhões, o déficit em transações correntes nos doze meses encerrados em abril de 2023 somou US$54,2 bilhões (2,76% do PIB), ante US$52,4 bilhões (2,67% do PIB) no mês anterior e US$44,6 bilhões (2,56% do PIB) em abril de 2022.

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (29), com a ausência de negociações nos mercados americano e britânico devido a feriados. Por isso, os investidores se concentram nas questões locais, como alguma possível repercussão do acordo sobre o teto da dívida dos Estados Unidos. Por aqui, os agentes financeiros também permaneceram de olho na tramitação do projeto do novo marco fiscal que agora está no Senado.

No Brasil, as transações correntes foram deficitárias em US$ 1,7 bilhão em abril, ante superávit de US$100 milhões em abril de 2022, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central (BC). Na comparação interanual, o déficit em renda primária aumentou US$1,6 bilhão, o resultado na renda secundária reduziu US$361 milhões, O déficit em transações correntes nos doze meses encerrados em abril de 2023 somou US$54,2 bilhões (2,76% do PIB), ante US$52,4 bilhões (2,67% do PIB) no mês anterior e US$44,6 bilhões (2,56% do PIB) em abril de 2022.

Não há dúvida de que o exemplo inglês é admirável quanto à estabilidade que atingiram. Obviamente que o fator político – decisões equivocadas como o Brexit, por exemplo – poderão ter seu respectivo impacto sobre o país. Mas – recorde-se – não foi uma decisão da Chefia de Estado que levou à instabilidade instaurada, mas sim do governo. Esta distinção é fundamental para compreender como uma Monarquia funciona efetivamente.

– Geralmente os títulos de dívida têm risco menor que as ações, o que pode reduzir a volatilidade do investimento

Além disso, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que osnovos pedidos de seguro-desempregosubiram para 229 mil na semana encerrada em 20 de maio. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 250 mil solicitações. Na semana anterior, os pedidos somaram 225 mil, conforme dados revisados.

O histórico do Ocidente na avaliação do dia seguinte tem sido péssimo: basta observamos os resultados negativos do Iraque, Afeganistão e Líbia.  A liderança que temos no mundo atual também é preocupante para lidar com o desafio de uma Rússia fragmentada e a possibilidade de um acirramento na guerra: Biden não é Roosevelt, Sunak não é Churchill. Mas estas são questões que, provavelmente, não passaram na cabeça de Lula da Silva ao buscar o holofote global. No entanto, a posição da neutralidade é muito válida e faz perfeito sentido ao Brasil. É preciso ter maturidade e preocupar-se com o dia seguinte. Este é um aspecto fundamental que faz muita falta às atuais lideranças no país!

Outra questão importante tem a ver com o dia seguinte da Guerra. A situação é complexa. Se a Rússia ganhar a guerra, em princípio, não haverá enormes alterações no cenário global, além da aceleração na queda da relevância dos países da OTAN no contexto global. No entanto, uma derrota da Rússia é uma preocupação muito mais séria. Afinal, quais seriam os desdobramentos dessa derrota: a queda de Putin e sua substituição por quem?  Ou seria a repartição da Rússia em países menores? Como seria a nova estruturação do poder na região, considerando que, no caso de repartição em vários estados nuclearmente armados, o caos poderia ser ainda maior. Os países, na região,  nos pós-União Soviética têm-se caracterizado mais por lideranças autocráticas que democráticas. Não seria mais perigoso lidar com vários governos nuclearmente armados que um só?

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