Os dados poderão dar mais indícios de como está a saúde da economia norte-americana e mais dados para o Federal Reserve tomar a próxima decisão sobre os juros, em setembro.

Nos EUA, o Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos também foi divulgado e registrou alta de 2,4% no 2T23 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a leitura avançada do Departamento do Comércio. O resultado ficou acima das estimativas do mercado, que aguardavam 1,8% no período. O número do primeiro trimestre de 2023 foi de crescimento de 2,0%.

Outro destaque está para as ações da Petrobras (#PETR4; #PETR3), uma vez que o mercado reage positivamente à alteração não muito agressiva da política de dividendos da companhia.

No Brasil, o foco será para a decisão sobre a taxa Selic do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada depois do fechamento do mercado. O início do ciclo de corte de juros está dado, mas o grande suspense será em relação à magnitude da redução. As apostas variam entre queda de 0,25 ou 0,50 ponto percentual.

Entretanto, ainda há dúvidas se o próximo aumento de 25bps na taxa de juros americana será de fato o último, ou se o conselho monetário vai adotar uma postura de maior cautela e optar por deixar o ciclo de elevação de juros ainda em aberto. Ainda, os discursos mais recentes do presidente do banco central americano, Jerome Powell, têm indicado que a taxa de juros americana deve permanecer em nível elevado por um período relativamente longo de tempo (“higher for longer”).

Confira essa e outras análises na programação da BM&C News clicando aqui.

Esse indicador é uma média ponderada de dois componentes: o IIE-Br Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nos principais jornais do país; e o IIE-Br Expectativa, obtido a partir de previsões do mercado financeiro para a taxa de câmbio, juros e inflação.

Já no Brasil, teve a divulgação do Índice de Gerente de Compras (PMI) composto, que apresentou uma queda para 49,6 em julho, ante 51,5 registrado no mês anterior, de acordo com o S&P Global nesta quinta-feira (3). Com isso, o indicador ficou abaixo da marca de 50 pontos, que indica retração, pela primeira vez em cinco meses. Já o PMI de serviços, por sua vez, passou de 53,3 em junho para 50,2 em julho. “Algumas empresas indicaram melhoria nas vendas, enquanto outras observaram uma redução na demanda por seus serviços”, disse o S&P Global, em relatório.

A Vulcabras (VULC3) reporta lucro líquido recorrente de R$ 133,8 milhões no 2t23, crescimento de 40,8% no a/a, já a margem cresceu 4,0 p.p. e ficou em 18,5%. A Companhia também anunciou R$ 36,7 milhões em dividendos.

IndicadoresNesta quinta, o Banco Central Europeu (BCE) cumpriu o que era esperado e decidiu elevar as taxas de juros em 25 pontos-base outra vez, seguindo o ritmo de alta da última reunião e conforme antecipado pela presidente do BCE, Christine Lagarde. “A taxa de juro das operações principais de refinanciamento e as taxas de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito serão aumentadas para 4,25%, 4,50% e 3,75% respetivamente, com efeitos a partir de 2 de agosto de 2023”, destacou o BC europeu, que manteve a abordagem das decisões “reunião a reunião” para as próximas decisões.

É o 11º aumento na taxa de juros desde o início do ciclo de alta em resposta à inflação persistente, que já mostra sinais de arrefecimento.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

06h00 – Zona do Euro: Vendas no Varejo (Junho)08h00 – Brasil: Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Julho)09h30 – EUA: Relatório de Emprego – Payroll (Julho)14h00 – EUA: Contagem de Sondas Baker HughesFundos de investimentos imobiliário. Foto: Reprodução, PixabayO Maxi Renda (MXRF11) é o maior fundo imobiliário da bolsa em número de cotistas, com mais de 843 mil. Só para você ter ideia do que isso significa, hoje existem 2,16 milhões de investidores de FIIs. Ou seja, mais de 39% deste mercado investe no MXRF11.

jogatina domino

57KoN3HBST

Deixe o seu comentário