Simone Tebet, do Planejamento, definiu no que se transformou a interpretação da atuação do BC: quem escreveu o comunicado do Copom não estava na confecção da ata. Escapando dos trocadilhos e da guerra de semântica sobre a política monetária, o que está obvio é a ascendência da pressão política sobre Roberto Campos Neto e a diretoria.

Nesse sentido, apresento abaixo o gráfico que não representa apenas uma foto recente de 6 meses, mas sim o desempenho da moeda americana em um período de 10 anos em relação a uma cesta de moedas (DXY na linha preta), bem como em relação ao Real. Nos últimos 10 anos, o Dólar se valorizou cerca de 23% em relação a outras moedas, como o Euro, a Libra, o Franco Suíço, o Yen japonês, entre outras. No entanto, em relação ao Real, a variação foi muito mais expressiva, com o Dólar se valorizando aproximadamente 113%. É natural que, após períodos de alta, haja momentos de realização ou flexibilização desse movimento.

“Vários participantes observaram que a solução para o limite da dívida do governo federal removeu uma fonte significativa de incerteza para as perspectivas econômicas. Alguns participantes observaram que poderia haver alguma pressão de alta nas taxas do mercado monetário no curto prazo, já que o Tesouro emitiu mais títulos para atender às despesas e devolver o saldo da TGA ao nível preferencial do Tesouro”, disse.

No Brasil, o Banco Central (BC) divulgou o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e mostrou surpresa positiva em relação ao Produto Interno Bruto. Com isso, o BC subiu a projeção de crescimento da economia brasileira de 1,2% para 2,0% neste ano.

Agenda econômica8h –Reino Unido: Decisão de Política Monetária9h30 – EUA: Pedidos de Seguro-Desemprego10h30 – Brasil: Arrecadação Federal (Maio)11h – EUA: Vendas de Moradias Usadas (Maio)11h – EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell testemunha no Senado11h – Zona do Euro: Confiança do Consumidor – Preliminar (Junho)11h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE21h30 –Japão: PMI Industrial e de Serviços (Junho)

A inflação da zona do euro segue desacelerando e atingiu 5,5% em junho na base anual, ante 6,1% em maio, de acordo com dados preliminares do Eurostat. Na comparação mensal, o Índice de Preços ao Consumidor do bloco teve alta de 0,3%. O núcleo da inflação, sem os componentes mais voláteis de energia e alimentos não processados, mostrou-se mais persistente e voltou a registrar leve aceleração em junho ante maio e ficou em 5,4% na base anual. Tanto o IPC cheio quanto o núcleo ficaram levemente abaixo das expectativas de mercado.

A estimativa para o IPCA deste ano, por sua vez, foi para 5,06%, de 5,12% do último levantamento. Essa é a sexta semana seguida que os economistas revisam a inflação para baixo.

Não se trata da ideia de uma moeda para substituir as moedas nacionais, mas, sim, de uma unidade de conta e do meio de pagamento que permita garantir a viabilidade e facilitar a relação entre esses países, explicou.

Agenda econômica4h55 –Alemanha: PMI Composto e de Serviços (Junho)5h –Zona do Euro: PMI Composto e de Serviços (Junho)5h30 –Reino Unido: PMI Composto e de Serviços (Junho)6h –Zona do Euro: Índice de Preços ao Produtor (Maio)8h –Brasil: Indicador Antecedente de Emprego (Junho)10h –Brasil: PMI Composto e de Serviços (Junho)11h –EUA: Encomendas à Indústria (Maio)14h30 –Brasil: Índice de Commodities (Junho)14h30 –Brasil: Fluxo Cambial Semanal15h –EUA: Ata do Federal Reserve17h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – APIOperador trabalha no salão da Bolsa de Valores de Nova York, EUA. Foto: Reuters, Brendan McDermidOs índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta quinta-feira (6), com o mercado reagindo à ata do Comitê de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve. Apesar de algumas divergências entre os membros em alguns pontos na última reunião, todos concordaram que mais aumentos na taxa de juros serão apropriados neste ano.

EuropaOs mercados europeus registram queda nesta quinta, com os investidores digerindo o lento crescimento econômico, além da ata do Federal Reserve pesar no mercado global. Além disso, os investidores também analisam os dados referentes às vendas no varejo.

O setor industrial se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,1% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Por fim, a vencedora do Lote 7 foi a CTEEP com proposta de R$ 218,88 milhões e deságio de 41,81%. O lote prevê 1.044 km de linhas para interligar a transmissão entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

– Entre outros

jobatus home office

pEFeuoKnbt

Deixe o seu comentário