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A restrição da oferta, segundo o banco, poderá ainda sustentar os níveis globais de preço do minério de ferro.
Entretanto, quando os dados vieram, o banco central começou a comunicar essa possibilidade para não surpreender o mercado. “Quando o comunicado oficial veio, foi quase um não evento”, comentou.
O primeiro Boletim Focus do ano, divulgado na última segunda-feira (03) pelo Banco Central, projetou a estimativa para o dólar em 2022, na casa dos R$ 5,60. Para este ano, especialistas acreditam que o aumento da taxa básica de juros, a Selic, pode dar alguma ajuda ao real. Porém, alguns fatores ainda podem impactar no preço do dólar, como as eleições, e também a mudança da política monetária dos Estados Unidos, onde o Federal Reserve vai retirar dinheiro de circulação e começar a subir juros. Todos esses fatores podem reduzir a entrada de dólares no Brasil e estimular a busca por proteção na moeda norte-americana.
O ONS revisou para baixo a previsão de carga no sistema este mês, para uma alta de 0,6% ante janeiro de 2021, abaixo do 1,8% previsto na semana anterior.
7h: Produção industrial de novembro da Zona do Euro 10h30: CPI dos EUA do mês de dezembro22h30: Índice de preços ao produtor (PPI) da China referente a dezembroQuinta-feira (13):
Nos EUA, os principais índices também registram perdas neste início de semana. O S&P 500 recua 1,38%, o Nasdaq cai 1,78% e o Dow Jones perde 1,11%.
A Samsung deve divulgar os resultados finais em 27 de janeiro.
Além disso, as companhias também informaram que o carregamento de minério no porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, também foi paralisado. De acordo com comunicado, a normalização das atividades deve ocorrer nos próximos dias.
O setor terminou dezembro com estoque de 114,3 mil veículos, equivalente a 16 dias de vendas, nível bem baixo diante do comportamento pré-pandemia, quando o volume em estoque girava na casa dos 40 dias.
Além disso, o cenário para BTG Pactual (BPAC11) também tem movimento de recuperação, e assim como Banco Inter, ainda está dentro da tendência de baixa.
“Esperamos que esta nova onda seja rápida, mas os números começam a preocupar”, afirmou o executivo.
A previsão de vendas inclui expectativa de que os veículos pesados (caminhões e ônibus) terão expansão de 10%, para 157 mil unidades. Considerando apenas caminhões, segmento menos afetado pela crise dos chips e ajudado pelos efeitos da pandemia no mercado de logística, a expectativa é de alta de cerca de 9% nos licenciamentos em 2022, a 140 mil veículos, segundo a Anfavea.
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