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“Olha só, eu tenho uma política de não interferir, sabendo das obrigações legais da Petrobras. E para mim, particularmente falando, é um lucro absurdo que a Petrobras tem, num momento atípico no mundo. Não é uma questão apenas interna nossa. Então, falar que estou satisfeito com o reajuste, não estou. Mas não vou interferir no mercado”, disse a jornalistas após participar de um evento para “filiação em massa” de pré-candidatos a deputados federais do PL.
CENÁRIO RUIM
RADAR CORPORATIVO
“Eu vejo preços de empresas de setores domésticos em uma relação risco-retorno melhor hoje, estão mais atrativas”, disse durante entrevista exclusiva à BM&C News.
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No entanto, Almeida afirmou que a partir do momento em que a narrativa está feita e todos aceitam ela, algumas pessoas já antecipam essa movimentação. “Isso é o que gera as distorções dos preços nos mercados como um todo”, destacou o analista.
Além da pressão indireta nos alimentos, Fábio Romão, economista da LCA Consultores, acrescentou outro efeito indireto: pressão nas tarifas de transporte. “Os mais pobres dependem do transporte público e comem em casa”, afirmou. Com a pandemia, muitos reajustes de tarifas de transporte foram represados. Agora, com esse novo aumento no diesel, as pressões no transporte público devem crescer.
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A combinação desses fatores acabou por compensar a menor receita verificada no segmento de mineração que foi impactado neste trimestre por um maior volume de chuvas em outubro e paradas programadas tanto na mina quanto no porto no mês de novembro.
A FAO disse que a Rússia é o maior exportador mundial de trigo, enquanto a Ucrânia foi o quinto maior. Juntos, eles fornecem 19% da oferta mundial de cevada, 14% do trigo e 4% do milho, representando mais de um terço das exportações globais de cereais.
Wagner Jones Almeida, outro assessor da CNTA e empresário do ramo de transporte de combustível, também confirmou as paralisações na sua área. “Já havia uma defasagem nos preços do frete de 24% a 25%. O novo aumento inviabilizou o custo, pois as empresas já não aceitavam reajustar os valores”, disse. “Agora piorou.”
A estatal acrescentou que usa como referência o preço de paridade de importação “que é um indicador do valor de mercado para os combustíveis no Brasil, uma vez que o país é importador líquido desses produtos”.
Confira a análise completa no vídeo abaixo:
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