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Já o balanço de riscos da autoridade monetária não mostrou alteração, com fatores em ambas as direções. De um lado, uma possível reversão mesmo parcial nos preços das commodities poderia levar a uma inflação menor. Por outro lado, novas extensões de medidas de resposta à pandemia que afetem o fiscal podem elevar os prêmios de risco do País.

“A gente não esperava esse endurecimento de discurso, mas foi importante neste momento, porque embora haja riscos à atividade econômica o quadro inflacionário não dá alívio e as expectativas precisam desse discurso para serem ancoradas”, disse o economista do BV, que prevê inflação ao consumidor de 4,20% em 2022.

O Senado votou 59-35 para a medida, com 10 republicanos, incluindo o líder da minoria Mitch McConnell, apoiando o projeto.

Para atender à demanda de viagens aéreas domésticas esperada para 2022 de aproximadamente 100 bilhões de RPKs, a companhia planeja operar uma média de 108 aeronaves em sua malha durante o ano. Com a aceleração da transformação da frota, incluindo a adição de 18 e 16 aeronaves Boeing Max no segundo semestre de 2021 e 2022, respectivamente, a Gol espera encerrar 2022 com 44 aeronaves Boeing MAX em sua frota. O aumento da oferta deve ser de 70% a 80% ante 2019, com taxa de ocupação de cerca de 82%.

A pandemia mudou tudo isso em 2020, forçando cortes nas taxas e uma política monetária expansiva que eventualmente veria o Fed expandir seu balanço patrimonial em mais de US$ 4 trilhões. Mais tarde, naquele ano, porém, o Fed entraria novamente e anunciaria uma mudança de paradigma na qual concentraria mais seus esforços nos empregos e estaria disposto a tolerar uma inflação mais alta. É esse último movimento que traz o Fed um dilema: com os aumentos de preços em níveis máximos de mais de 30 anos, espera-se que o Fed retome seu papel de combatente da inflação.

O relatório de perspectivas do banco para o próximo ano diz que as novas vacinas e terapias resultarão em uma “forte recuperação cíclica, um retorno da mobilidade global e uma liberação da demanda reprimida dos consumidores”.

Nesse sentido, Ghani explicou que acredita neste dado, principalmente, em razão da comunicação do Banco Central, que trouxe este valor de 1,5%, logo, deve manter assim, porque isso geraria uma volatilidade no mercado. “Toda a comunicação do Banco Central  levou ao 1,5%, e a comunicação entre a sociedade e o Banco Central é algo bastante sério, então uma mudança na comunicação poderia gerar uma volatilidade no mercado e talvez uma perda de confiança”, avaliou.

Apesar das dificuldades no abastecimento de componentes que vêm interrompendo a produção de montadoras, Cortes disse que a fábrica de Resende não teve que parar nenhum dia, exceção feita a uma paralisação forçada, no fim de março, pela segunda onda da pandemia, além das férias normais que acontecem nas duas últimas semanas do ano.

Nesta quinta-feira (9), em entrevista ao BM&C Market, o especialista em aviação, Gianfranco Panda Beting, avaliou os impactos e as transformações para o setor de aviação após a pandemia de Covid-19.

O economista pontuou que o Banco Central está em uma situação desafiadora em relação à taxa de juros. “O Banco Central tem um desafio pela frente, ele está lidando com uma decisão de juros muito difícil, porque ele tem que lidar com a expectativa do mercado”, disse.

O IBGE divulga na sexta-feira o IPCA –índice referência para o regime de metas de inflação– de novembro. O IPCA-15, considerado uma prévia, teve em novembro a maior alta para o mês em quase duas décadas.

Por fim, ressaltou, “temos uma pedra no meio do caminho, que é a eleição, que traz todas as incertezas possíveis, mas o cenário é que as taxas longas de juros, na minha visão, podem começar a cair, pelo menos no começo do ano que vem”.

Vélez é o principal acionista da fintech e manterá seu controle após a oferta. De acordo com o prospecto, o executivo terá cerca de 75% do poder de voto do banco do cartão roxo. Em relação ao capital total, Vélez possui 23%, enquanto Wible e Cristina têm, respectivamente, 2,11% e 2,94% de participação.

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