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Nos Estados Unidos, as bolsas estavam mistas. O S&P 500 está operando em -0,27% (4.443,07), o Nasdaq registra -0,71% (14.940,70), enquanto o Dow Jones está em +0,37% (34.921,12).
O BCE, no entanto, projeta que o crescimento dos preços permaneça fraco e abaixo de sua meta de 2% nos próximos anos.
“Caso os volumes que estão previstos para o fim do mês para parte do centro-sul se confirmem, deve haver uma maior movimentação das máquinas no começo de outubro.”
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,43%, a 25.968,84 pontos.
No Brasil, o dólar acabou ficando descolado de boa parte de seus pares, mas operou em sintonia com o rendimento do título do Tesouro norte-americano de cinco anos, que saltava depois de na véspera o banco central dos EUA indicar que altas de juros podem ocorrer antes do esperado. Juros mais altos nos EUA tornariam o dólar mais atrativo, o que poderia dar impulso à moeda.
“A população que está procurando trabalho há mais de dois anos tem sofrido bastante e isso é ruim porque tem uma literatura grande de mercado de trabalho que mostra que, quanto mais tempo a população fica sem trabalhar, mais difícil é a volta ao mercado de trabalho. Quando acaba de perder um emprego a pessoa tem os contatos próximos e a facilidade de se realocar é mais rápida. Quanto mais tempo fica fora, vai perdendo produtividade e deixando de saber o que tem de inovação na profissão. Fica cada vez mais difícil a pessoa voltar e ela vai ficando obsoleta”, observou.
O grupo Transportes registrou alta de 2,22% no IPCA-15 de setembro, contribuindo com 0,46 p.p. na variação agregada do índice. Os combustíveis como um todo ficaram 3,0% mais caros em setembro, acelerando a variação na comparação com os 2,02% do IPCA-15 de agosto. Com a alta de 2,85% em setembro, o preço médio da gasolina já acumula um salto de 39,05% nos últimos 12 meses. Os demais combustíveis também apresentaram altas no IPCA-15 de setembro: etanol (4,55%), gás veicular (2,04%) e óleo diesel (1,63%).
Está previsto para participar do leilão térmicas a gás com custo máximo de R$ 750 por megawatt-hora (MWh) e a óleo diesel e óleo combustível de até R$ 1 mil/MWh. Consequentemente, a fatura sairá mais cara comparado a outros leilões anteriores. Apesar disso, o governo diz que o “prazo desafiador” para entrada em operação resulta em custo ainda mais alto. A aposta é que a concorrência possa controlar os preços.
“No mês passado, vigorou a bandeira vermelha patamar 2, com acréscimo de R$ 9,492 a cada 100 kWh consumidos. A partir de 1º de setembro, passou a valer a bandeira tarifária de Escassez Hídrica, que acrescenta R$ 14,20 para os mesmos 100 kWh. Além disso, houve reajuste de 8,92% nas tarifas em Belém (10,24%), vigente desde 7 de agosto”, diz a nota do IBGE.
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