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As estimativas para a taxa Selic e o dólar em 2023 se mantiveram estáveis em 12,75% e R$ 5,25, respectivamente.

Durante sua participação, Campos Neto comentou sobre a nova regra fiscal, destacando que “o risco da trajetória da dívida foi eliminado”. Para ele, não existe uma relação mecânica entre fiscal e taxa de juros da forma como é colocado. “O mais importante é ver como as medidas afetam o canal de expectativas”, afirmou.

Segundo o relatório “Informe Conjuntural – 1º trimestre de 2023”, a CNI afirmou que já era esperado um crescimento mais moderado da economia, após o avanço de 2,9% registrado em 2022.

Sabesp (SBSP3) – A companhia informou que deve assinar nesta segunda o contrato com a Internacional Financial Corporation (IFC) para trabalhar como assessora nos estudos para a desestatização da companhia. Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a privatização da Sabesp deve ocorrer em 2024.

Ao contrário da regra anterior, que limitava o gasto até a inflação acumulada do ano anterior; na nova regra, a despesa crescerá sempre pelo menos 0,6% acima da inflação. Na prática, o atual governo PT poderá gastar mais do que os governos Temer e Bolsonaro.

Isto posto, as quantias a receber valores ficam à disposição dos proprietários no Banco do Brasil (BBAS3) durante 2 anos.

De acordo com o colunista, os R$ 700 milhões restantes serão suficientes até setembro.

Nesse sentido, o valor do aumento de capital máximo, o novo capital social da petrolífera será de R$ 5,054 bilhões, dividido em 239.897.447 ações.

Conforme mostrou a equipe econômica há algumas semanas, as projeções do governo é que zere o superávit primário em 2024. A margem máxima ou mínima de tolerância, ou “bandas”, será de 0,25 ponto-percentual.

Para te responder a todas estas questões, lhe convido assistir o vídeo abaixo. Vou te explicar em detalhes como funciona a cabeça do investidor.

As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.

Para a inflação no Brasil, o FMI colocou projeções de 5,0% para 2023 e 4,8% em 2024.

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