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O apetite por risco voltou à região asiática após as bolsas de Nova York fecharem em sólida alta e os preços do petróleo sofrerem queda de mais de 10%, ontem, diante de sinalização de que a Ucrânia está disposta a fazer concessões para encerrar a guerra com os russos.

A Latam, empresa em recuperação judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos, teve prejuízo líquido de US$ 2,755 bilhões no quarto trimestre de 2021, valor 186,3% maior que o prejuízo de US$ 962,476 milhões registrado um ano antes. Em todo o ano, o prejuízo foi de US$ 4,647 bilhões, aumento de 2,2% em relação ao resultado negativo de US$ 4,545 bilhões em 2020.

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mariano Grossi afirmou nesta quinta-feira, 10, que os governos de Ucrânia e Rússia concordaram em trabalhar com a entidade a fim de melhorar a segurança nas usinas nucleares ucranianas. Durante entrevista coletiva, Grossi disse que a AIEA “monitora de perto” a situação nessas usinas, mas admitiu que houve uma interrupção nas comunicações entre a entidade e a usina de Chernobyl.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 625,6 milhões, ante R$ 924,7 no quarto trimestre de 2020.

E esse quadro tende a ficar pior. Segundo cálculos da GO Associados, se fosse para repassar todo o aumento do petróleo no mercado internacional, o preço da gasolina já estaria acima de R$ 10. “Esta não é uma crise temporária, e sim uma mudança de regime no comércio internacional de energia”, diz o sócio da consultoria, Gesner Oliveira.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 625,6 milhões, ante R$ 924,7 no quarto trimestre de 2020.

A estatal acrescentou que usa como referência o preço de paridade de importação “que é um indicador do valor de mercado para os combustíveis no Brasil, uma vez que o país é importador líquido desses produtos”.

A Compass Gás e Energia, uma subsidiária do grupo Cosan, informou nesta sexta-feira que assinou novo contrato com um terceiro para a alienação da potencial participação a ser detida pela companhia em outras cinco distribuidoras de gás natural, nas quais a Gaspetro detém fatias minoritárias.

“Estaremos muito mais próximos dos clientes ao entendermos detalhadamente seus objetivos estratégicos e suas alavancas de valor, contribuindo para a geração de riqueza por meio de um evento de liquidez ou de uma aquisição bem-sucedida”, explica Ferreira.

Em Brasília, agora, próximo da meia noite, postos de gasolina continuam registrando filas de carros para abastecer. Muitos já fecharam após os estoques de combustíveis acabarem. Motoristas tentam comprar antes da subida de preços. Mas muitos locais já cobram mais de R$ 7 o litro. pic.twitter.com/eW2MbalyLM

Como a maioria das cargas do País é transportada por caminhões movidos a diesel, a alta do combustível pressiona diretamente o custo do frete, que é repassado integralmente ao preço final da mercadoria. “Para um iPhone que custa R$ 13 mil, o frete no preço final é nada, mas para o tomate, alface, por exemplo, o tanque de diesel vale mais do que a carga”, disse o economista.

“O PPI calculado pela Petrobras estima o custo de potenciais competidores, simulando uma importação por terceiros para cada produto em cada ponto de venda”, disse a estatal no ofício ao Cade.

A Embraer (EMBR3) informou, nesta quarta-feira (9), lucro líquido de R$ 327,2 milhões para o quarto trimestre de 2021, revertendo prejuízo de R$ 70,3 milhões sofrido um ano antes.

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