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Nesta quinta, a Petrobras anunciou que elevará os preços do diesel em cerca de 25% em suas refinarias, enquanto os valores da gasolina deverão subir quase 19%, contrariando pressões feitas pelo governo para que segurasse o reajuste por mais tempo.
A Petrobras é responsável por mais de 80% da capacidade de refino do país. Ainda assim, o Brasil depende de importações.
Confira a análise na íntegra:
Procurada, a Gol informou que está em período de silêncio e que se posiciona por meio da ABEAR.
O presidente Jair Bolsonaro tem criticado a política de preços da Petrobras. Na última semana, por exemplo, ele disse que não irá interferir na empresa, mas afirmou que a estatal sabe “da sua responsabilidade” e sugeriu que ela diminua sua margem de lucro de forma a evitar uma disparada dos preços dos combustíveis.
“O efeito é cascata. Vai ter um efeito de progressão geométrica e o governo vai perder muito mais em arrecadação”, pontuou.
Esse membro do ministério ainda ponderou que há argumentos em defesa do uso do preço de importação no cálculo da paridade porque o Brasil é hoje importador de derivados refinados do petróleo.
A empresa se expandiu com fervor especial nos últimos anos no pré-sal, descrevendo suas operações como economicamente eficientes.
A distribuidora de medicamentos e materiais médicosViveo (VVEO3) anunciou nesta quinta-feira (10) seus resultados referente ao 4T21. Dessa forma, segundo relatório, o lucro líquido da companhia somou R$ 81,6 milhões no trimestre, alta de 38,7% em relação ao mesmo período de 2020.
O aumento do preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, anunciado na quinta-feira pela Petrobras, vai apertar ainda mais o cinto de quem achava ser impossível fazer novos furos. Até porque esse reajuste vem depois de uma grande sequência de altas – só a gasolina já havia subido 43,57% de janeiro do ano passado até antes da nova mudança.
Os membros da pasta ponderaram que apenas acompanham esse processo e que o ministério não tem ingerência sobre a decisão.
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