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Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado:contas-corrente ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Nas minhas últimas quatro colunas revisei, alertei, sintetizei e discuti a gravidades do risco fiscal que o Brasil enfrenta. Este risco real é um senso comum entre economistas sérios e pessoas atentas ao périplo das contas públicas, e apesar das expectativas e demandas do mercado por uma ação por parte do governo atual, nada, além de um plano de ajuste fiscal que depende mais dos desígnios dos ventos externos que sopram sobre os mercados de commodities e de aumento de arrecadação via alta de impostos, está sendo pretendido. Não se fala em corte de gastos ou de redução de renúncia fiscal!

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Fontes de recursosA nova fase do SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Após a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2022, o Banco do Brasil já havia anunciado o pagamento de proventos no valor de cerca de R$ 2,3 bilhões. Destes, cerca de R$ 672 milhões será na forma de dividendos e R$ 1,636 bilhão sob a forma de Juros sobre Capital Próprio (JCP), ambos relativos ao quarto trimestre de 2022.

A intervenção do Banco Central de forma decisiva tem a sua origem em uma pequena revolução institucional que ocorreu em 2021, que foi a formalização da independência do banco. Dessa forma, sem amarras políticas, com uma meta pública e objetiva de inflação, e um mandato fixo de 4 anos intercalado com o mandato do presidente da república, o BC se tornou empoderado para tomar as decisões necessárias para que a inflação seja controlada e não obedeça a ciclos políticos. Isto é, para que a inflação não seja uma aliada do governo para fazer a economia crescer de forma artificial as custas da “impressão de dinheiro” e oferecer ganhos ao mandatário de turno, porém as custas de desequilíbrios dos preços na forma de inflação.

Sem entrar no mérito de cada caso, o fato é cada um trouxe exemplos dos riscos relacionados à remuneração elevada sem associação com resultados de longo prazo. Agora, é de se esperar que os investidores deverão ser ainda mais rígidos ao avaliar propostas de aumento dos valores pagos ao board e c-level na temporada de assembleias 2023.

Além disso, os investidores também reagirão aos números trimestrais das companhias divulgados entre a noite de ontem e esta manhã.

Dívida públicaA dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 5,613 trilhões em janeiro. O que corresponde a 56,6% do PIB. Em dezembro, o percentual da dívida líquida em relação ao PIB estava em 57,5%.

AbatesO frigorífico abateu 855,3 mil cabeças de gado no quarto trimestre de 2022, uma queda de 4% na comparação com o mesmo período de 2021.

“Acho que o primeiro passo importante seria o governo ter anunciado junto com isso [a reoneração] o que seria uma nova política de preços da Petrobras. Foi um tema caro durante a campanha, o governo poderia ter incluído toda essa discussão neste momento”, disse.

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