Fonte: The Daily ShotO ponto central aqui parece ser a defasagem de impacto de política monetária na economia. A ANZ Research preparou um gráfico que mostra a evolução dos gastos dos consumidores em bens e serviços nos meses seguintes ao primeiro aumento da taxa do Fed, usando dados desde 1967 e excluindo o ciclo atual. Em média, o crescimento anual dos gastos tende a atingir o pico de 15 a 18 meses depois que o Fed começa a aumentar as taxas e tende a desacelerar nos 15 meses seguintes.

“Quando a gente fala de rating, estamos falando, basicamente, da percepção e da probabilidade e do risco de você não pagar e não conseguir honrar com suas dívidas. Então a gente precisa lembrar que o Brasil ainda está sendo visto muito próximo da América Latina. Se a gente pegar desde o início do século até agora, o Brasil só dá sinal de expansão da dívida”, explica Saravalle em participação na programação da BM&C News.

Mas é interessante notar que nos últimos dias o jogo parece ter virado com uma concentração de “verde”, com ações performando positivamente no território de baixo – entenda-se “ex tecnologia”.

Desenvolver, no entanto, o capital intelectual é uma tarefa árdua em que o objetivo fundamental de se construir uma nação com elevada capacidade pode ser facilmente perdido por assuntos comezinhos da política doméstica. Os países que pretendem alcançar um desenvolvimento intelectual superior devem priorizar ecossistemas que estimulem o a intelectualidade, o mérito e a competição.

No gráfico de pontos do Fed, a maior parte dos membros acredita que a taxa de juros dos EUA terminará este ano no intervalo entre 5,50% e 5,75%. Quatro participantes do Fomc veem os juros finalizando o ano entre 5,25% e 5,50%.

O relatório do Omar Aziz foi apresentado nesta terça-feira (20) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O relator argumentou que a área de ciência, tecnologia e inovação “precisa ser protegida, uma vez que contempla ações necessárias ao desenvolvimento econômico e social do país, e representa as pretensões de uma sociedade que olha para o futuro e deseja garantir crescimento e progresso para as futuras gerações”.

IndicadorNo Brasil, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 2,20% em junho, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de -1,53%. Com esse resultado, o índice acumula variação de -4,14% no ano e de -6,31% em 12 meses. Em junho de 2022, o índice subira 0,74% no mês e acumulava elevação de 10,40% em 12 meses.

Ainda, os efeitos do Projeto de Lei também alcançam:

Ásia e EuropaAs bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda, depois que dados econômicos despertaram as esperanças dos investidores de que a economia dos Estados Unidos resistiria ao aumento das taxas de juros, diminuindo as preocupações sobre uma possível recessão.

Foto: Reuters – Suamy Beydoun/AGIFOs próximos dias preveem mais calmaria aos mercados mundiais – se é que existe uma período tranquilo ultimamente -, uma vez que os investidores acabaram que passar por uma semana agitada com as negociações do teto da dívida nos Estados Unidos e as votações em Brasília. Além disso, dados do mercado de trabalho norte-americano também movimentaram as bolsas.

É interessante que o desempenho do mercado muitas vezes “descola” daquilo que a realidade econômica sugere. Apesar de alguns dados mais fortes que o esperado nas últimas semanas, ainda existem vetores de preocupação acerca da evolução da economia.

No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de junho de 2023 não registrou variação e acumula alta de 2,32% nos últimos 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. Quatro das sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Ao examinar o contexto político atual do Brasil à luz das teorias de Hobbes e Weber, fica evidente que a busca pelo poder é uma força motriz na política brasileira. Compreender as implicações desse desejo de poder nos ajuda a enxergar além das aparências e a refletir sobre os desafios e as perspectivas para o país. Ao mesmo tempo, é fundamental reconhecer que é por meio do engajamento cívico, da responsabilidade coletiva e da luta por uma política mais ética e justa que poderemos superar os obstáculos e construir um futuro político mais promissor para o Brasil e para seus cidadãos.

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