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Ghani também destacou os impactos das políticas fiscais na inflação e no câmbio: “O Banco Central entende que terá essa pressão de demanda, e isso vai pegar na inflação. Então, outro ponto, piora o dólar, como piorou. E se piora o dólar, pega na inflação”.

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Hoje, os investidores digerem a decisão de ontem do Copom de a Selic, taxa básica de juros da economia, a 7,75% ao ano. O motivo do aumento é por causa dos reflexos do drible no teto de gastos na inflação.

REUTERS/Dado Ruvic/IllustraçãoO dólar fechou em queda frente ao real nesta quarta-feira, depois de oscilar entre altas e baixas no decorrer de um pregão instável, pouco antes de uma das mais aguardadas decisões de política monetária dos últimos tempos.

Mesmo com a melhora, o déficit entra pra história como o quinto pior resultado para o período. Além disso, o número representa uma retração de 88% frente aos R$ 677,4 bilhões do ano passado.

— Marco Saravalle (@marcosaravalle) October 26, 2021Rafaela Vitoria, economista-chefe do Banco Inter, falou sobre os impactos de um novo aumento na taxa de juros devido às complicações da política fiscal em Brasília.

Isso fazia a taxa do vencimento janeiro de 2022 – que concentra apostas para o rumo da Selic entre hoje e o fim de dezembro de 2021 – cair 10,6 pontos-base, a 8,314% ao ano. Nesse preço, esse DI projetava alta de 1,56 ponto percentual na Selic no encontro do Copom de dezembro, abaixo do número perto de 1,70 ponto mostrado na véspera.

“Há muita incerteza devido a vários problemas macro, incluindo o efeito de ‘retorno ao normal’, fornecimento de componentes e aumento de preços de matéria-prima”, disse Han Jin-man, vice-presidente executivo de negócios de memória.

O que o presidente chama de “lei” é, na verdade, a regra usada pela Petrobras para a composição dos preços dos combustíveis no Brasil, levando em conta a variação do câmbio no país e os preços internacionais do petróleo.

No comércio exterior, o saldo de outubro até o dia 22, foi negativo em US$ 1,342 bilhão, com importações de US$ 12,428 bilhões e exportações de US$ 11,086 bilhões. Nas exportações, estão incluídos US$ 1,688 bilhão em ACC, US$ 2,298 bilhões em Pagamento Antecipado e US$ 7,100 bilhões em outras entradas.

Entre as demandas dos caminhoneiros apoiados pelas centrais estão a redução do preço do diesel e revisão da política de preços de Petrobras, o piso mínimo de frete, o retorno da aposentadoria especial com 25 anos de contribuição, a aprovação do novo Marco Regulatório de Transporte Rodoviário de Carga e a criação e melhoria dos Pontos de Parada e Descanso.

A taxa esperada é inferior inclusive à de 2,3% prevista para a vizinha Argentina, nação em profunda crise econômica, de acordo com a mediana das estimativas de 36 projeções da sondagem realizada de 18 a 25 de outubro.

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