Segundo Wilhelm, os problemas contábeis vinham de 5 a 10 anos para chegar no valor atual. “Os bancos passaram por cima de regras de compliance [cláusulas de responsabilidade], de análise de risco, de governança. As empresas de auditoria passaram por cima de regras de auditoria. Os bancos, que hoje estão extremamente indignados, também foram causadores, ao permitirem os descontos de títulos [das Lojas Americanas] sem a análise adequada”, avalia.

“A Petrobras e a Shell – que está no Brasil há 110 anos – têm uma importante parceria baseada em cooperação e uma visão comum de promover novos investimentos. Nós mantemos uma relação próxima em operações e ações de desenvolvimento no setor petrolífero e na transição energética”, pontuou o CEO da Shell, Wael Sawan.

Lembrando que este produto é pensado para resgate apenas no vencimento, portanto o investidor deve adequar o prazo do título com a sua necessidade de utilização dos recursos.

É claro que se pode questionar se a perda de soberania nacional não ficaria ameaçada quando empresas estão a serviço do governo de um país que tenha intenções geopolíticas, como a China, por exemplo.

Foto: Reuters – Suamy Beydoun/AGIFO Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (15), com os investidores repercutindo as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ontem e nesta manhã. Além disso, o mercado repercute indicadores econômicos, como o IGP-10.

Na versão de Wilhelm, tudo começa com o estilo de administração das Lojas Americanas e de outras empresas que estiveram sob o controle do trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Com gestões marcadas pela redução agressiva de custos, as empresas costumam esticar o pagamento a fornecedores, pagando em média com 6 meses de atraso. Em alguns casos, os atrasos se estendiam por até 2 anos.

BM&C nas telas da Eletromidia

O mercado reage a alguns números de importantes companhias. O Brasdesco (BBDC4) reportou lucro líquido recorrente de R$ 1,6 bilhão no quarto trimestre de 2022, valor equivalente a um tombo de 76%. Em relação ao lucro líquido anual, a instituição financeira registrou uma queda de 54,7% em relação a 2021, com lucro de R$ 20,680 bilhões.

“Os europeus vão sofrer competição dos compradores usuais de produtos da Índia e da China. Então não vai ser uma tarefa tão fácil assim. Portanto, do ponto de vista de outros fornecedores que a Europa poderia eventualmente tentar achar para a importação do diesel, existem os Estados Unidos que era o segundo maior supridor de diesel antes dessas restrições“, explica Paiva.

“Nós somos um bom candidato, um forte candidato no mundo atual. Estou muito preocupado com a desaceleração global. Eu concordo com essas preocupações”, disse, acrescentando que “desde 2018 está acontecendo um troço estranho. A gente não resolveu aquela crise e já tem mais duas, uma em cima da outra”.

Ontem, a notícia era que o ministroFernando Haddadtinha convencido o presidenteLuís Inácio Lula da Silvaanão apresentar uma proposta de reajuste das metasna primeira reunião doConselho Monetário Nacional (CMN), marcada para quinta-feira (16).

O advogado Renato Scardoa, que lidera um grupo de médios fornecedores das Lojas Americanas e participou do grupo que redigiu a Nova Lei de Falências, diz que existe um mistério em relação ao caso. “O Grupo Americanas tinha uma dívida alta, mas aparentemente pagável. Estava num fluxo de pagamento aparentemente equilibrado”, ressalta. Mesmo assim, aponta falhas dos bancos e da auditoria e até dos órgãos públicos de fiscalização.

Page Not Found - Órion

KtmM75aOYQ

Deixe o seu comentário