O avanço de uma sociedade somente decorre de um elevado nível de estabilidade e harmonia. Para alcançar este nível, a benevolência e sabedoria do governante constituíam elementos fundamentais para assegurar a prosperidade e bem-estar da população. A harmonia social também seria mais elevada se a população fosse educada. O autoaperfeiçoamento, por meio do aprendizado e da busca do conhecimento, constituiria um fator essencial para o avanço social e a melhoria na qualidade de vida de um indivíduo. Quanto mais educada a sociedade, melhor seria o nível moral daqueles que ocupam o poder, que também deveriam exercê-lo com integridade, humildade e um sentido de dever com toda a sociedade.

No últimoRelatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária reconhece a possibilidade de leve estouro da meta de inflação neste ano. No documento,a estimativa é que o IPCA atingirá 5% em 2023. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.

O resultado foi uma queda de 4,7% na relação com o mesmo período do ano passado. No conceito “orgânico”, o Ebitda ajustado mostrou alta de 34,2%.

Se ao final de 2022 parecia certo que a economia americana iria sofrer (Economists Place 70% Chance for US Recession in 2023 – Bloomberg), agora após 7 meses do ano, podemos dizer que a maior probabilidade é que os EUA não enfrentem uma recessão na economia americana em 2023. Jerome Powellcomentouexatamente isso essa semana passada em sua entrevista após a decisão de juros, dizendo que os integrantes do FED não projetam mais recessão este ano.

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas caiu 4,1 pontos em julho, para 103,5 pontos, menor nível desde novembro de 2017 (103,1 pts.). O indicador acumula agora uma redução de 13,2 pontos nos últimos quatro meses.

IndicadoresNesta quinta, o Banco Central Europeu (BCE) cumpriu o que era esperado e decidiu elevar as taxas de juros em 25 pontos-base outra vez, seguindo o ritmo de alta da última reunião e conforme antecipado pela presidente do BCE, Christine Lagarde. “A taxa de juro das operações principais de refinanciamento e as taxas de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito serão aumentadas para 4,25%, 4,50% e 3,75% respetivamente, com efeitos a partir de 2 de agosto de 2023”, destacou o BC europeu, que manteve a abordagem das decisões “reunião a reunião” para as próximas decisões.

Confira os indicadores da semana entre 31 de julho e 4 de agosto:

Diretores do Banco Central na reunião do Comitê de Política Monetária – Foto: Reprodução Twitter/Banco CentralO Comitê de Política Monetária (Copom), doBanco Central (BC), comunicou nesta quarta-feira (2) um corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, aSelic, para13,25%ao ano. Com a decisão, a autarquia interrompe sete reuniões consecutivas com a taxa mantida em 13,75%.

Cotação dos principais índices europeus (8h15):

NaEuropa, ainflação da zona do eurosegue desacelerando e atingiu 5,3% em julho na base anual, ante 5,5% em junho, de acordo com dados preliminares do Eurostat. O resultado ficou dentro do consenso do mercado. Na comparação mensal, o IPC do bloco teve leve queda de 0,1%. O núcleo da inflação, sem os componentes mais voláteis de energia e alimentos não processados, mostrou-se mais persistente e se manteve em 5,5% em junho na base anual, levemente acima das estimativas de 5,4% do mercado.

Os investidores também irão repercutir a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que surpreendeu com um corte de 0,50 ponto percentual, levando os juros para 13,25% ao ano. O comunicado foi claro em não abrir pontas para outros aumentos de maior magnitude, ao afirmar que espera realizar outros cortes semelhantes, caso o cenário de desinflação transcorra como esperado.

A temporada de resultados segue no Brasil e terá a semana mais agitada de números corporativos. Hoje, os números de BB Seguridade (BBSE3) saem antes da abertura, enquanto os dados de Itaú Unibanco (ITUB4), Direcional (DIRR3) e CBA (CBAV3) serão divulgados após o fechamento.

Além disso, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) apresentou uma queda de 2,72% em junho em relação ao mês anterior, quinto resultado negativo consecutivo, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A baixa foi maior do que a variação de -1,81% esperada pelo mercado. O acumulado no ano foi de -6,46%, o menor para um mês de junho desde o início da série histórica, em 2014. O acumulado em 12 meses ficou em -12,37%, a maior queda da série histórica para esse indicador, enquanto o índice subiu 1,01% na relação com junho de 2022.

1xbet kode promo

UdAT6r3jGR

Deixe o seu comentário