Azul (AZUL4)

Este risco ganha força de acontecer novamente com o ceticismo que há sobre o desenho do processo constituinte. Aproximadamente 51% dos chilenos apoiam a nova estrutura de membros eleitos e especialistas, enquanto 46% a rejeitam, segundo pesquisa do Cadem realizada em dezembro passado. A pesquisa indica ainda que 55% considera que o novo processo para uma nova Constituição será melhor do que o realizado pela Convenção Constituinte, contra 21% que acha que será igual e 20% que acredita que será pior.

“Quem investe em crédito sabe que este tipo de risco existe. O processo de diligência bem-feito deveria mitigá-lo, mas nunca é possível escapar totalmente do risco da fraude. Como gestores, nosso dever é buscar falhas em nosso processo de investimento e aprimorá-lo a partir dos aprendizados desse caso. Mas estávamos falando de uma companhia com longo histórico, controlado por três acionistas considerados (até então) os melhores gestores de negócios do país, e com balanços auditados por uma das principais empresas do setor”, diz a carta do Fundo Verde.

No cenário político, o presidente Lula receberá o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no Palácio da Planalto. Além dasrelações comerciaisentre os dois países, pautas como aquestão ambientale adefesa da democraciatambém devem ser abordadas na reunião. Os dois chefes de Estado devem assinar o acordo para a retomada do Fundo Amazônia.

Uma organização de cooperação entre a América Latina e a China (e alguns outros parceiros asiáticos) ensejaria a utilização do vasto potencial em áreas como agricultura, energia, infraestrutura e de maior cooperação econômica e comercial entre os estados membros. Além disso, o escopo do Banco dos BRICS poderia ser ampliado, incrementando a capacidade de produção, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Nenhum acordo firmado com outros parceiros globais poderia oferecer tantas oportunidades para uma região que, desesperadamente, precisa abandonar o caminho da servidão em que se encontra há séculos.

Isso somado ao disposto no § 8º, do art. 6º da referida lei, quer seja: “Art. 6º A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial implica: § 8º A distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial ou a homologação de recuperação extrajudicial previne a jurisdição para qualquer outro pedido de falência, de recuperação judicial ou de homologação de recuperação extrajudicial relativo ao mesmo devedor.”, foi decidida a suspensão da exigibilidade de todas as obrigações relativas aos contratos celebrados com as instituições anexadas na lista da exordial, sendo o mesmo aplicável a todas as entidades de seus grupos econômicos. Da mesma forma, foi estabelecido que os fornecedores de produtos e serviços essenciais mantivessem a entrega de produtos/serviços essenciais até que superado o estado de crise.

“Esse aumento decorreu, sobretudo, dos juros nominais apropriados (+6 pontos percentuais), da variação da paridade da cesta de moedas que integram a dívida externa líquida (+1,4 ponto percentual) e do efeito da valorização cambial de 6,5% no ano (+1 ponto percentual), parcialmente contrabalançados pelo crescimento do PIB nominal (-5,3 pontos percentuais) e pelo superávit primário (-1,3 ponto percentual)”, informou o BC.

De acordo com a Reuters, o Subsecretário de Estado para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente dos EUA, Jose W. Fernandez, insistiu que “isso não é necessariamente sobre a China”, mas, se o acordo não tivesse relação com a crescente presença da China na América Latina, não precisaria tê-la citado. Se o subsecretário ocultou as verdadeiras razões não sabemos, porém os números não mentem e assustam: à exceção do México, a China é hoje o maior parceiro comercial dos países latino-americanos e só no Brasil seu comércio bilateral disparou de US$ 2 bilhões em 2000 para US$ 100 bilhões duas décadas depois.A China não atua apenas em projetos econômicos, tendo21 países (e aumentando) da América Latina trabalhando com sua Iniciativa Cinturão e Rota.Além de tudo, os chineses utilizam a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) como a principal plataforma de aproximação e negociação em diversos setores com os Estados da América Latina.

Este documento incluía uma lista abrangente de assuntos econômicos para consideração que não foi debatido coletivamente. Estava presente o discurso político habitual de Biden, defendendo uma estratégia comercial imprecisa “focada no trabalhador, de baixo para cima e do meio para fora”.

Fonte: Investing

Fachada de Taurus (TASA4). Foto: ReproduçãoComo o erro e o imponderável são fatores sempre presentes na vida, não há como evitá-los, por melhor, mais detalhado e mais ponderado que o planejamento seja feito. No entanto, o caos, o imprevisto e o indesejado gerados por tais situações podem ser positivos, desde que sejam bem aproveitados, e é nisso que se baseia o conceito de antifragilidade.

Um novo governo LulaO novo governo poderia – além de incrementar o relacionamento com a China gerando ganhos exponenciais – liderar, regionalmente, a criação de uma organização de cooperação econômica com a China. Os países latino-americanos têm-se tornado, paulatinamente, uma área de interesse ao investimento chinês – maior que em outros mercados globais – e oferece ao gigante asiático uma multiplicidade de oportunidades na área de mineração, agricultura, tecnologia e finanças, dentre outras.

“Indicadores recentes apontam crescimento modesto do gasto e da produção. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu um pouco, mas continua elevada“.

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