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As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.
Com a liberação de R$ 108,46 bilhões pela Emenda Constitucional dos Precatórios e de mais R$ 41,2 bilhões com a Emenda Constitucional que elevou o Auxílio Brasil para R$ 600 e criou auxílios para taxistas e caminhoneiros, o teto de gastos estouraria em 2023. Para evitar a paralisia do Orçamento deste ano, o governo eleito articulou a aprovação da Emenda Constitucional da Transição.
O anúncio aconteceu durante uma conversa durante o “Easter Egg Roll” da Casa Branca, evento que ocorre desde 1878. Questionado se participaria de próximos eventos após 2024, ele disse: “Eu planejo [participar] de ao menos três ou quatro.”
Vale destacar que, dessa vez, o problema não foi apenas no Brasil, mas os estrangeiros também relataram problemas. A “hashtag” instagramisdown, ou instagram caiu em inglês, tomam a rede social do passarinho azul no Twitter.
“O tal PPI [Preço por Paridade de Importação] é um verdadeiro absurdo. Nós temos que ter o que eu tenho chamado de PCI, Preço de Competitividade Interno”, disse o ministro.
*Diogo Mac Cord é sócio-líder de infraestrutura e mercados regulados da EY. Engenheiro, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e doutor em engenharia pela USP
No Brasil, a semana de negociações será mais curta devido ao feriado de Tiradentes, na sexta-feira (21). Porém, a lista de indicadores econômicos será considerável, com a divulgação da produção industrial e IBC-Br, além dos tradicionais dados semanais. A reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) também ocorrerá nos próximos dias, mas é provável que não se discuta a meta de inflação nesse encontro.
Onúcleo do IPC, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, avançou 0,4% em março, resultado dentro das expectativas do mercado. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPC ficou em 5,6% em março, um aumento frente ao mês anterior (5,5%) e dentro das projeções (5,6%).
“Com base nas informações disponíveis, o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e, portanto, o risco de se espalhar entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo”, avaliou a organização. “Entretanto, devido à natureza de constante evolução dos vírusinfluenza, a OMS enfatiza a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírusinfluenzacirculantes.”
Reino Unido: Feriado de Páscoa mantém os mercados fechadosAlemanha: Feriado de Páscoa mantém os mercados fechados8h – Brasil: IGP-DI (Março)8h – Brasil: IPC-S (1ª Quadrissemana de Abril)8h25 – Brasil: Boletim Focus9h – Brasil: Produção e Venda de Veículos (Março)11h – EUA: Estoques no Atacado (Fevereiro)15h – Brasil: Balança Comercial Semanal22h30 – China: IPC e IPP (Março)
Os mercados europeus operam entre perdas e ganhos nesta manhã, com os investidores digerindo os dados da inflação no Reino Unido e na zona do Euro, além dos sinais confusos das autoridades do Federal Reserve, nos Estados Unidos, sobre a trajetória de aumento das taxas de juros.
Este procedimento, por sua vez, encontra respaldo legal na Lei nº 13.506/2017, que dispõe sobre o processo administrativo sancionador na esfera de atuação da Comissão de Valores Mobiliários e na Resolução 45/2021.
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