• Home |
  • Extra Juicy

Extra Juicy

Extra Juicy

Extra Juicy

Brasília (DF), 21/06/2023 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante o seminário Reforma Tributária: A Hora é Agora, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO Ministério da Fazenda apresentou nesta quinta-feira (20) 17 propostas para reformas financeiras no país. As ações, apresentadas por entidades do setor privado, envolvem medidas nos segmentos de tributação, seguros, previdência, mercado de capitais e crédito.

“São diversas propostas que a gente está fazendo em diálogo com o setor privado para implementar uma série de pequenas reformas que, em conjunto, vão ter um impacto muito significativo na economia brasileira. É a melhor forma de fazer reformas, e talvez seja a única forma de fazer reformas, seja mediante o diálogo com a sociedade”, afirmou o secretário nacional de Reformas Econômicas, Marcos Barbosa Pinto.

Apesar da dívida global ter aumentado consideravelmente (tanto em termos nominais quanto em percentagem do PIB), a inflação não foi afetada porque i) parte dessas emissões de dívida não foram produtivas (em vez de serem alocadas a investimentos de capital, foram utilizadas para recompra de ações ou compras alavancadas de ativos que apenas mudavam de mãos, etc.), ii) os baixos custos dessa dívida permitiam que empresas, governos e indivíduos se endividassem sem serem forçados a aumentar preços, aluguéis, impostos etc., já que o custo associado à sua dívida era tão baixo (quase zero), e iii) esse período coincidiu com dois fenômenos que são, por natureza, deflacionários. Primeiro, o aumento das cadeias produtivas globalizadas (com a abertura de países emergentes ao ocidente, como a China, outros países asiáticos e a abertura da União Europeia para o leste), o que, juntamente com os avanços tecnológicos, levou a uma redução significativa dos custos de produção, empurrando os preços de muitos bens de consumo para baixo. Segundo, o envelhecimento da população, que desacelera naturalmente o crescimento do PIB e o consumo agregado.

Itaúsa (ITSA4) – A holding anunciou, via fato relevante, que efetuou a venda de mais 5,6 milhões de ações Classe A da XP Inc. (Nasdaq: XP; BDR: XPBR31), correspondentes a 1,02% do capital da XP. De acordo com o comunicado, o valor da alienação ficou de aproximadamente R$ 600 milhões. Com isso, a Itaúsa detém 17.870.985 ações ordinárias Classe A da instituição financeira, equivalentes a 3,27% do capital total e 1,15% do capital votante. A companhia afirmou que não espera impactos relevantes aos resultados referentes ao terceiro trimestre deste ano.

As projeções para o PIB, o dólar e a taxa Selic deste ano se mantiveram estáveis entre a semana passada e hoje, em 2,19%, R$ 5,00 e 12,00%, respectivamente.

Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em baixa de 1,50%, cotado a 116.174 pontos.

O assunto é complexo; voltaremos a ele no próximo texto.

Alocar no S&P500 é uma maneira diversificada de investir. Você compra uma pequena parte de cada uma das 500 empresas. Isso pode ajudar a reduzir o risco, sem colocar todos os ovos numa mesma cesta.

Conforme mostrou da Fundação Getulio Vargas (FGV), a melhora do superávit foi obtida com um recuo maior nas importações (-18,2%) do que nas exportações (-8,5%), na base mensal, e com a queda nas importações (-7,1%) e um pequeno aumento nas exportações (+1%), na comparação semestral.

O setor de transportes, com alta de 2,2%, foi o que mais ajudou a puxar para cima o resultado mensal. “O transporte de cargas e o de passageiros avançaram no mês. Já sob a ótica do modal, os principais impactos para o resultado positivo vieram do rodoviário de cargas, do aéreo de passageiros e do aquaviário de cargas”, explica – no site do IBGE – o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

EuropaOs mercados europeus registram alta nesta manhã, após os dados da inflação dos Estados Unidos menor do que o esperado, além de uma retração no Produto Interno Bruto do Reino Unido menor do que as expectativas. A economia britânica apresentou queda de 0,1% em maio na comparação mensal, levando o PIB a uma retração de 0,4% na base anual.

Gráfico de mercado: Foto: Envato MarketingOs índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta segunda-feira (17), com investidores digerindo os dados de crescimento econômico da China, que vieram abaixo do esperado. Com a agenda esvaziada hoje, o mercado norte-americano fica na expectativa para dados de varejo e indústria ao longo da semana, além da temporada de resultados.

Extra Juicy ministerio da economia trabalho remoto

gHGFdP1632

Deixe o seu comentário