Com o fim do recesso parlamentar e o retorno do Congresso Nacional a partir de 2 de fevereiro, políticos locais, empresários e associações prometem uma mobilização em Brasília para tentar reverter a decisão do presidente Jair Bolsonaro. Há expectativa de que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declare a medida provisória sobre o assunto irregular, por ter desrespeitado o conteúdo de lei já aprovada pelo Congresso e sancionada pelo próprio Bolsonaro.

Braskem (BRKM5) fechou em alta de 7,50%, liderando o índice, após a Petrobras e a Novonor adiarem a oferta pública secundária de ações da companhia.

Os economistas disseram que revisaram sua expectativa de trajetória de inflação após os dados desta semana. Além disso, “os comentários do presidente Powell no início desta semana deixaram claro que a liderança do Fed está aberta a um ritmo mais agressivo de aperto”.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,94%, a 26.814,05 pontos.

O Ibovespa opera em queda, nesta sexta-feira (28), após três altas seguidas. Mas o índice ainda acumula alta de 6,5% no primeiro mês de 2022.

“Somos os maiores representantes do setor, então de 20% a 25% do turismo passa por aqui. Logo, fomos bem atingidos por esses cancelamentos. Mas nossa visão é extremamente otimista, pois estamos muito mais perto do fim da pandemia”, afirma Leonel Andrade, presidente da CVC Corp.

Os futuros do Brent subiam 0,89 dólar, ou 1%, a 90,85 dólares por barril às 09:17 (horário de Brasília). Os futuros de petróleo bruto dos EUA (WTI) avançavam 0,87 dólar, ou 1%, a 88,22 dólares por barril.

A Oi (OIBR3; OIBR4) enviou, nesta sexta-feira (28), um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para explicar as fortes oscilações que os papéis sofreram nas últimas semanas. Ontem, as ações da operadora tiveram uma alta de 10%.

E a Bolsa?

Nos EUA, o S&P500 recua 0,32%, o Nasdaq perde 0,92%, enquanto o Dow Jones sobe 0,10%.

Em todo o ano de 2021, a Destatis estima que as vendas no varejo cresceram 0,7% ante 2020 em termos reais e subiram 2,9% em termos nominais.

O empregado da Braskem faz parte dos 85 mil trabalhadores que a indústria química diz que poderá demitir nos próximos meses, por causa da decisão do governo de acabar com o Regime Especial da Indústria Química (Reiq), que previa isenção de 3,65% do PIS e Cofins sobre a compra de matérias-primas do setor.

betfair indicação

ydF6NWQ5I0

Deixe o seu comentário