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“A Vale esclarece que as barragens B3/B4 (Nova Lima), Forquilha III (Ouro Preto) e Sul Superior (Barão de Cocais) fazem parte do Programa de Descaracterização de Barragens da empresa. São 30 estruturas mapeadas, das quais sete já foram eliminadas desde 2019”, informou a mineradora, em posicionamento enviado ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
O mercado repercute ainda a divulgação da inflação oficial de dezembro, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,73%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados hoje cedo. Com isso, o ano de 2021 se encerra com variação de 10,06%, acima dos 4,52% registrados em 2020.
Nesse sentido, o lado negativo seria a consolidação de empresas fortes no mercado e a perda da independência: “A consolidação de alguém muito distante dos demais, tem o lado de ditar as regras. Isso pode ser ruim para o mercado como um todo”, analisou.
A restrição na oferta de insumos ocorre, em geral, por dificuldade de matéria-prima no mercado global e o cenário foi agravado pela pandemia da Covid-19, que afetou a logística do mundo todo.
Já a Latam informou em nota que, por enquanto, ainda não foi necessário alterar seus voos diante do aumento no número de casos de covid e de influenza no País. “A companhia segue atenta a esse cenário, que está mudando rapidamente em virtude da variante Ômicron”, divulgou a companhia.
A Petrobras disse nesta sexta-feira que espera realizar a venda de até 100% das ações preferenciais que detém na Braskem até o mês de fevereiro.
Já no caso do diesel, a Platts Analytics prevê que a demanda média total no Brasil em 2021 deve ser de 85 mil barris por dia a mais do que em 2019, apesar de um aumento constante nos preços do combustível nos últimos meses.
O sr. se surpreendeu no dilema de uma empresa que tem obrigações de mercado e, ao mesmo tempo, prestar contas ao governo?
Já no euro, a inflação nos países que usam a moeda acelerou a 5% em dezembro em comparação ao ano anterior, de 4,9% em novembro, máxima recorde para o bloco monetário.
Na presidência da Petrobras há nove meses, o general Joaquim Silva e Luna chegou ao posto por indicação do presidente Jair Bolsonaro, incomodado com os reajustes de combustíveis na gestão anterior. O desconforto presidencial com os aumentos, porém, ainda gera ruídos. Para Silva e Luna, o problema é a tese de que os preços dos combustíveis possam ser administrados pelo governo. “O que regula o preço é o mercado”, afirmou. “Ainda há pessoas que consideram, por desinformação ou outro motivo, que a Petrobras deva ser responsável pela redução de preço. Ela não tem condições de fazer isso.” Nesta entrevista ao Estadão/Broadcast, ele aponta um desconhecimento geral em relação à Petrobras, que, frisou, “não pode fazer política pública”. A seguir, os principais trechos:
“Pode ter certeza que vamos buscar uma alternativa para, segunda-feira, terça no máximo”, disse Bolsonaro a jornalistas em Brasília, em frente à residência do advogado-geral da União, Bruno Bianco, que comemorava seu aniversário.
Não houve indícios de que a produção de petróleo no Cazaquistão tenha sido afetada até o momento. O país produz cerca de 1,6 milhão de barris de petróleo por dia.
“No ano passado, alguns produtos faltaram, como o (herbicida) glifosato. Mas enquanto o mercado assistiu a falta de cerca de 20% do glifosato, para nós faltaram 4%, devido ao nosso contato tão próximo com os fornecedores”, disse, ressaltando que esse comprometimento com a entrega contribui para que os produtores voltem a comprar da empresa neste ano.
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