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(Foto: REUTERS/Hannah McKay)A Ford (BDR: FDMO34) anunciou nesta quinta-feira (23) que seu negócio de veículos elétricos perdeu US$ 2,1 bilhões no ano passado em base operacional. Apesar disso, a companhia teve a perda compensada por US$ 10 bilhões em lucro operacional entre seus negócios de carros a combustão e frotas.

Não se trata de uma visita de cortesia ou política. O presidente da república brasileira deveria levar em sua pasta uma quantidade enorme de projetos de infraestrutura que o Brasil tanto precisa, mas que não saem do papel há anos e somente retardam o processo de desenvolvimento brasileiro. Os chineses têm um ditado fundamental sobre a questão da infraestrutura: “construa uma estrada e fique rico”. A infraestrutura é fundamental para o enriquecimento sustentável e longevo de uma nação. O Brasil precisa de portos, aeroportos, estradas, ferrovias, trens de alta velocidade, melhores instrumentos de comunicação e até mesmo um acesso ao Oceano Pacífico. Para todas estas necessidades, a China é o parceiro ideal, com capacidade e interesse em ampliar investimentos no Brasil, que é o país com quem possui sinergias que podem tornar-se ainda mais exponenciais. A infraestrutura daria ainda mais competitividade aos produtos brasileiros, podendo expandir as cadeias de valor e ressignificar a importância das commodities como forma de maior competividade do Brasil no cenário global.

Cenário corporativoVale (VALE3) – A mineradora comunicou ao mercado pela manhã que não foi notificada da decisão judicial que teria determinado o depósito judicial no valor de R$ 10,3 bilhões, dividido igualmente entre a mineradora e a BHP Brasil, para a Fundação Renova. A manifestação da Vale vem após uma reportagem do portal G1 que mostra a decisão da Justiça Federal, e inclui o pagamento em até dez parcelas, com intervalo de 40 dias para cada. Segundo fato relevante, a companhia reforçou o “compromisso com a reparação e compensação em favor da sociedade e meio ambiente” e afirmou que mantém os repasses para a fundação conforme estipulado no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

Movida (MOVI3) – A companhia anunciou que seu conselho de administração aprovou a eleição de Gustavo Henrique Paganoto Moscatelli para o cargo de CEO interino, que acumulará a posição de Diretor de Relações com Investidores. Moscatelli assume a posição em substituição a Renato Horta Franklin, que deixará a companhia no dia 30 de abril. Além disso, o conselho também elegeu Pedro Almeida como Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) da Movida.

Em relação a oportunidades de investimentos nesse cenário, “é nesse momento que abre oportunidades para o investidor aproveitar para aumentar seu market share e ramificar as possibilidades de negócio”, recomendou a economista. Por fim, Ariane destacou que em tempo de bonança isso não acontece.

De acordo com as empresas, essa operação visa apoiar seus projetos de construção de uma nova planta de pellet feed (P15) na mina de Casa de Pedra. O que deve colaborar em suas estratégias de descarbonização do setor siderúrgico. Pellet feed são grãos muito finos de minério de ferro.

Celular mostrando gráfico de mercado. Foto: DivulgaçãoOs índices futuros dos Estados Unidos operam negativos nesta sexta-feira (24), com o mercado de olho nos dados de atividade do S&P Global. Além disso, os investidores reagem às falas da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

Enauta (ENAT3) – A companhia informou que concluiu, com sucesso, a interligação do novo poço do Campo de Atlanta 7-ATL-5H-RJS, ao FPSO Petrojarl I. Segundo fato relevante, o poço está em fase de ramp-up, que deve estar concluída até o final de semana. A produção atual é de 9,7 mil barris por dia (bbl/d). Este é o primeiro poço da campanha de perfuração de três novos poços iniciada em novembro de 2022. Os demais poços estarão prontos ao longo de 2023 e aguardarão para serem conectados ao FPSO Atlanta no Sistema Definitivo, afirmou a Enauta.

O governo estabeleceu como meta zerar o déficit das contas públicas no ano que vem e tem o objetivo de superávit de 0,5% do PIB em 2024 e 1% do pib para 2026. O parâmetro central da nova regra: o tamanho do déficit fiscal para este ano, foi o maior dilema que acabou sendo o ponto mais emblemático para a batida do martelo pelo presidente Lula.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à GloboNews que precisa ampliar a receita do governo em um montante entre R$ 110 bilhões e R$ 150 bilhões para viabilizar as metas contidas na proposta de arcabouço fiscal.

Referência internacionalAcrescentou que o melhor preço para a empresa é o preço próximo da referência internacional. “Não quer dizer que eu tenho que andar exatamente em cima da linha do preço do importador. É bem diferente. Não quer dizer que eu vá me afastar, me isolar e virar uma bolha no mundo. Temos que seguir a referência internacional. Se lá fora o preço do petróleo diminuiu e reduziu em insumos para refinarias, eu tenho que corresponder para o consumidor final. Mas eu não preciso estar necessariamente amarrado ao preço do importador, que é meu principal concorrente. Paridade de importação não é o preço que a Petrobras deve praticar”.

Levando em consideração o período acumulado de 2022, a Gafisa teve um prejuízo de R$ 83,7 milhões no ano. Ou seja, uma queda de 200% em relação ao lucro de R$ 81,25 milhões que a empresa teve em 2021.

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