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Entre as ações com as maiores altas, estão: Cogna (COGN3: +4,52% – R$ 3,24); Braskem (BRKM5: +4,21% – R$ 54,71); e Embraer (EMBR3: +3,69% – R$ 18,83).
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O índice Small Caps, por sua vez, cede mais de 8% no mês, com Méliuz, que estreou no ano passado, respondendo pela maior baixa, de cerca de 29%, a 48,01 reais – ainda assim bem acima do preço de seu IPO de novembro, quando saiu a 10 reais.
Outros fatores são as contas com plano de incentivo de longo prazo, que somaram R$ 195,4 milhões; despesas com fusões, aquisições e integrações, no total de R$ 6,3 milhões; despesas com a pandemia de Covid-19, totalizando R$ 4,1 milhões; outros itens extraordinários e/ou não operacionais, em R$ 0,5 milhão e Medicina de Precisão, com despesa de R$ 9,1 milhões.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, também defendeu a aprovação de mudanças no sistema tributário brasileiro. Para ele, o Brasil ainda enfrenta muita insegurança jurídica e burocrática, o que afeta o interesse de investidores no País. “As grandes oportunidades que o Brasil apresenta de desenvolvimento e crescimento estão justamente na área de infraestrutura”, disse. “É fundamental que a gente trabalhe para tirar as amarras que o Brasil tem hoje na insegurança jurídica, principalmente na questão tributária e burocracias”, disse.
Apesar disso, as maiores subidas e descidas do pregão ficaram bem equilibradas. Entre as maiores quedas, estão: Ultrapar (UGP3: -4,97% – R$ 15,30); Usiminas (USIM5: -4,73% – R$ 18,11); e Klabin (KLBN11: -3,85% – R$ 24,22).
O relator do marco legal das ferrovias no Senado ainda foi além. Para ele, as autorizações concedidas nos Estados hoje estão completamente descobertas de segurança jurídica e respaldo legal. “Com todo respeito aos juristas que embasaram isso, não há absolutamente nenhum respaldo, quem estiver investindo – e se essa lei não sair ou a MP não vier – não há respaldo jurídico para esses editais, eles são ilegais e completamente inseguros do ponto de vista de investimento”, disse Prates.
A Samarco pediu recuperação judicial em abril, pois não conseguiu reestruturar sua dívida após o rompimento de uma barragem em Mariana (MG), em 2015, que deixou 19 pessoas mortas e liberou uma onda gigante de rejeitos.
A iniciativa deve atender ao interesse da Rumo em expandir a operação da Malha Norte, que funciona sob concessão federal. “Essa MP com certeza poderá atrapalhar o nosso chamamento no MT”, disse Campos, cuja declaração foi rebatida pelo ministro.
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