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Os veículos são caríssimos e o País não melhora a infraestrutura e cria custos elevadíssimos de combustível, porque as cidades têm péssimo planejamento. Ao invés de se criarem novos viadutos e estradas – que gerariam novos empregos, crescimento e melhorias tecnológicas e de fluxo – a discussão é sobre a redução das vias públicas. Na Ásia, onde viadutos se sobrepõem como forma de acelerar a movimentação da população, o crescimento econômico se faz com políticas de melhor infraestrutura e desenvolvimento industrial.

Além disso, a moeda oficial do país, o rublo, conseguiu se recuperar em relação ao dólar. Entre março de 2022 e 2023, por exemplo, os bilionários dos Estados Unidos perderam US$ 200 bilhões, segundo a Forbes. Já a fortuna dos magnatas chineses recuou em US$ 300 bilhões no mesmo período.

A Fitch projeta para o país um crescimento do PIB real em 2,3% em 2023 (antes se esperava 0,7%) e a convergência para um crescimento estrutural de 2,0% ao ano no médio prazo. Além disso, reconhece que os esforços para melhorar o balanço fiscal devem conduzir o resultado primário para os intervalos preconizados pelo arcabouço fiscal, de 0% do PIB em 2024 e 0,5% do PIB em 2025.

Quando examinadas de modo coletivo, o resultado é igualmente desanimador. As assets possuem 2,8 vezes mais recursos alocados em empresas de produção de combustíveis fósseis (880 bilhões de dólares) do que em investimentos verdes (309 bilhões de dólares).

Os investidores também irão repercutir a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que surpreendeu com um corte de 0,50 ponto percentual, levando os juros para 13,25% ao ano. O comunicado foi claro em não abrir pontas para outros aumentos de maior magnitude, ao afirmar que espera realizar outros cortes semelhantes, caso o cenário de desinflação transcorra como esperado.

A projeção para o PIB de 2023 foi de 2,24% para 2,26%, enquanto o dólar teve a terceira semana de queda consecutiva, para R$ 4,90. A estimativa para o IPCA se manteve estável em 4,84%.

EuropaOs mercados europeus sobem ligeiramente em sua maioria nesta manhã, com os investidores digerindo uma queda na inflação da zona do euro e do Produto Interno Bruto (PIB) da região. Além disso, o mercado fica no aguardo da decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE).

Por volta das 14h30, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve alta de 0,10%, cotado a 119.495 pontos.

Se os retornos obtidos através do método de Leo Nonato não fossem bons, dificilmente uma gigante do mercado financeiro como a Empiricus se uniria a ele concorda?

Para 2024, a projeção da inflação ficou em 3,9%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

Como destacou a matéria publicada pela CNN (The Fed likely won’t cut rates this year. Why that’s good news for markets | CNN Business), cortar a taxa de juros de modo prematuro pode trazer consequências econômicas bastante graves. Entre 1972 e 1974 o então presidente do Fed, Arthur Burns, elevou as taxas de juros para combater a inflação e, posteriormente, promoveu a redução dessas taxas diante da contração da economia. Porém, esses cortes ocorreram muito cedo e a inflação voltou a subir, demandando uma elevação bastante agressiva da taxa de juros por parte do próximo presidente do Fed, Paul Volcker, implicando em um custo econômico elevado. Nesse aspecto, inclusive, os dados de atividade para a economia americana estão surpreendendo de modo positivo recentemente, afastando em parte a preocupação dos agentes com uma possível recessão.

No cenário doméstico, tivemos a divulgação do volume de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) totalizou R$ 5,4 trilhões em junho, elevação de 0,1% no mês, conforme publicou o Banco Central. Esse desempenho foi influenciado, principalmente, pelo crescimento de 1,0% no crédito destinado às empresas, saldo de R$3,3 trilhões, enquanto o crédito às famílias diminuiu 0,4% no mês, situando-se em R$2,1 trilhões. Na comparação interanual, o crédito total aumentou 8,9%, evidenciando desaceleração em relação à expansão de 10,6% verificada em maio deste ano.

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