Castelar lembra que o resultado acima do esperado da prévia da inflação deste mês indica que talvez o Banco Central tenha de ir além do patamar de 12,25% para a taxa básica de juros (Selic). Com o conflito na Ucrânia, acrescenta, essa tendência ganha força. “Possivelmente, além da reunião (do Comitê de Política Monetária) de março e de maio, vai ter de subir juros em junho.”

Com este resultado o índice acumula alta 3,68% no ano e de 16,12% em 12 meses.

Com o avanço da Rússia em território ucraniano, o Japão anunciou que irá impor sanções a três bancos russos de tamanho médio, em reação à invasão da Ucrânia pela Rússia. As três instituições a serem punidas são o banco de desenvolvimento VEB, o Promsvyazbank – que foca o setor de defesa da Rússia – e o Rossiya.

Às 14h20, o S&P 500 está caindo –1,43%, a 4.311,20 pontos. Já a Dow Jones está operando em baixa de -1,86%, a 33.260,63 pontos. Por fim, a Nasdaq, que reúne as gigantes de tecnologia, registra perdas de -1,23%, a 13.581,91 pontos.

Líderes da União Europeia podem discutir a possibilidade de adesão da Ucrânia em uma cúpula informal em março, disse uma autoridade de alto escalão da UE nesta segunda-feira, acrescentando que a questão é importante para a Ucrânia nas discussões com a Rússia sobre o fim do conflito.

Na China continental, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,32%, a 3.462,31 pontos.

Assista abaixo à programação especial e veja a entrevista na íntegra:

Além disso, para ele, quanto mais durar a guerra, mais a Rússia acaba enfraquecida. “Acredito que Putin não estava esperando tantas perdas econômicas e posições mais duras da União Europeia sobre questões de gás e energia”, comenta Michael. “A União Europeia, enfim, está buscando soluções fora da Rússia, para questões de gás e energia”, afirma.

A reunião entre as delegações da Rússia e da Ucrânia ocorre depois de o presidente russo Vladimir Putin colocar as forças nucleares da Rússia em alerta máximo.

Os EUA informaram a Arábia Saudita para garantir que o líder de fato da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não reaja à medida interrompendo os aumentos de produção planejados.

A comissão ressaltou, no entanto, que os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 1º e 18 de fevereiro, o que significa que não refletem os últimos desdobramentos do conflito militar na Ucrânia.

Também durante a reunião, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lamentou o momento que a Ucrânia tem vivido, com civis como alvos e agradeceu os países que acolheram refugiados. “Essa situação é completamente inaceitável. Os soldados devem sair das trincheiras e os líderes buscarem a paz”, defendeu. Em uma sequência de duras críticas à Rússia, por ter invadido o território ucraniano e promovido uma série de bombardeios nos últimos cinco dias, Guterres condenou o emprego de forças nucleares de Vladimir Putin. “Estamos encarando na Ucrânia uma tragédia. Colocar forças nucleares é repugnante. Nada deve justifica um conflito nuclear”, condenou.

Para o economista-chefe da Genial, José Márcio Camargo, este conflito entre Rússia e Ucrânia deve impulsionar um choque nos preços do petróleo, gás natural, trigo e milho, muito importante. “Essa guerra deve gerar um choque nos preços das commodities”.

Duo Bao

dE6TlwMOVC

Deixe o seu comentário