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Gestores pioram visão para câmbio com fiscal como principal risco ao Brasil, mostra pesquisa do Bank of America

No comércio exterior, o saldo de novembro até o dia 12 foi negativo em US$ 4,039 bilhões, com importações de US$ 9,200 bilhões e exportações de US$ 5,161 bilhões. Nas exportações, estão incluídos US$ 669 milhões em Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), US$ 1,007 bilhão em Pagamento Antecipado (PA) e US$ 3,485 bilhões em outras entradas.

A construção não consegue acompanhar a demanda e o mercado residencial está especialmente aquecido em países como Alemanha, França e Holanda.

A inflação nazona do europermanecerá mais alta por mais tempo e oBanco Central Europeu(BCE) precisa estar pronto para contê-la se o aumento dos preços se mostrar mais duradouro do que as autoridades esperam, disse nesta quarta-feira a integrante do Conselho do BCE Isabel Schnabel.

O centro da meta oficial para a inflação em 2021 é de 3,75% e para 2022 é de 3,50%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

“Acho que as pessoas precisam reconhecer que não é uma situação em que você simplesmente aperta o botão e aumenta a produção. Há muito investimento, leva algum tempo para fazer isso”, afirmou Weir.

As previsões para a economia global indicam uma forte retomada no ano que vem. O efeito da pandemia já passou? Não, não passou. Há varias coisas que estão atrapalhando a retomada. As cadeias globais de suprimentos ainda têm muitos problemas. Algumas coisas que não foram produzidas no momento mais agudo da pandemia, em razão da queda da demanda, agora, com a volta do consumo, estão em falta. Outras foram produzidas, mas não transportadas, porque está faltando contêiner. Todas essas consequências da pandemia, que não são as piores, vamos deixar isso claro, não serão resolvidas amanhã. Serão resolvidas aos poucos. Além disso, a gente não sabe o que pode acontecer em termos de novas cepas do vírus. Então, não é vida normal, como a gente tinha antes da pandemia.

“Não temos gás suficiente no momento, para ser franco, não estamos armazenando para o inverno. Portanto, há uma preocupação real de que, se tivermos um inverno frio, poderemos ter apagões na Europa”, afirmou Weir no FT Commodities Asia Summit.

“Diante de uma queda súbita no valor internacional, o programa vai manter os preços e acumular os valores correspondentes à redução dos custos. Caso o preço suba, essa reserva será usada para retardar a transferência da alta ao consumidor. É uma espécie de “poupança” ou amortização dos preços, que ajudará a conter as altas do preço do combustível no mercado nacional e minimizará os impactos da política de preço de paridade de importação (PPI), adotada pela política de preços dos combustíveis implantada no Brasil, desde 2017, no governo de Temer, que atrelou o custo do combustível brasileiro ao valor do dólar”, explicou o relator.

Bezerra se reuniu nesta quarta novamente com senadores que querem mudanças ao texto da PEC, aprovado na semana passada em segundo turno pela Câmara. Segundo ele, os senadores José Aníbal (PSDB-SP), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) devem apresentar um bloco de mudanças à PEC e, a partir daí, vai se avaliar se essas mudanças serão incorporadas ao texto da proposta.

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