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Foto: PixabayO Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de -0,08% em junho deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) nesta terça-feira (11). A expectativa do mercado era variação de -0,10% no período.
O setor de transportes, com alta de 2,2%, foi o que mais ajudou a puxar para cima o resultado mensal. “O transporte de cargas e o de passageiros avançaram no mês. Já sob a ótica do modal, os principais impactos para o resultado positivo vieram do rodoviário de cargas, do aéreo de passageiros e do aquaviário de cargas”, explica – no site do IBGE – o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e batizado de Renegocia!, o mutirão nacional se estenderá até o dia 11 de agosto. A iniciativa visa auxiliar os cidadãos em dificuldades financeiras antes que suas dívidas superem suas capacidades de pagamento.
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em leve queda nesta segunda-feira (10), uma vez que os investidores se preparam para uma semana com agenda cheia. Além de dados de inflação, como os de preços ao consumidor e ao produtor, os próximos dias reservarão o Livro Bege e o início da temporada de resultados corporativos do segundo trimestre deste ano.
Entre os indicadores, a produção industrial na zona do euro registrou alta de 0,2% em maio ante abril, conforme mostraram dados do Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado veio levemente abaixo do esperado pelo mercado, que aguardava 0,3% no período. Na comparação anual, a indústria na zona do euro recuou 2,2% em maio, frente ao avanço de 0,2% registrado no mês anterior, conforme dados revisados.
Para ele, apesar da queda na Selic poder ajudar a melhorar o setor, algumas outras situações no país, como o mercado de trabalho e o alto índice de inadimplência do brasileiro, ainda são indicadores fortes que indicam a continuidade na queda do varejo.
No período entre março e julho, o Tesouro Nacional ofertou grandes volumes de LTN, com uma média aproximada de 15 bilhões por semana, e o mercado absorveu 100% das ofertas. Isso é outro sinal de confiança no aspecto fiscal e de melhora do cenário.
Já para caminhões, vans e ônibus, o programa segue em vigor. O prazo é de quatro meses ou até os créditos tributários se esgotarem. Está prevista a utilização de R$ 700 milhões para a venda de caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, sendo que já foram utilizados R$ 100 milhões e R$ 140 milhões, respectivamente.
Para quem não lembra, começamos 2023 com a perspectiva muito presente de que a economia americana entraria em recessão – vide notícia da Bloomberg de dezembro de 2022. Muitos citavam a questão da inversão da curva de juros americana, bem como a forte elevação de juros, como um indicativo de que a economia não sairia ilesa.
Sendo assim, parte dos fundos ou do fluxo para renda fixa também se deve à crença ou expectativa de que as taxas de juros venham a ceder no futuro (embora não saibamos quando), o que pode ter um efeito positivo nos preços dos ativos.
OÍndice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S)da primeira quadrissemana de julho de 2023 não registrou variação e acumula alta de 3,45% nos últimos 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.
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