Nesta quarta-feira (24), a Secretaria do Tesouro Nacional informou a dívida pública federal em títulos, e foi apresentado que os dois papéis que o governo tem mais posição são política monetária, inflação e taxa selic. Em entrevista ao BM&C News nesta quinta-feira (25), David Har Zahav, assessor de investimentos da Braúna Investimentos, explica como a elevação dos juros pode gerar um grande problema para o Tesouro Nacional.

Em conferência promovida pelo Bank of America, ele disse que o BC começa a ver desancoragem nas expectativas de inflação à frente, com um nível de desancoragem para 2022 que tem ganhado terreno nas últimas semanas.

“Vários participantes observaram que o Comitê deve estar preparado para ajustar o ritmo de compras de ativos e aumentar o intervalo da meta para a taxa de juros mais cedo do que os participantes atualmente antecipam se a inflação continuar a rodar acima dos níveis consistentes com os objetivos do Comitê”, disse o Fed na ata da reunião de política monetária ocorrida em 2 e 3 de novembro.

Diante de indicadores de inflação persistentemente fortes, o Banco Central tem promovido um intenso ciclo de aperto monetário, o que é visto como um empecilho ao crescimento econômico, já que juros mais altos tendem a esfriar os gastos.

AÇÚCAR

Em contrapartida, os bancos diminuíram levemente a posição líquida comprada em taxa, com o estoque passando de 2.529.453 para 2.528.218 contratos em aberto.

Petrobras (PETR4) subiu 2,1%, tendo no radar a divulgação do plano estratégico 2022-2026 pela companhia na quinta-feira. As negociações tinham ainda de pano de fundo a queda dos preços do petróleo no exterior, o que ajudou a derrubar os papéis de PETRORIO ON em 3,4%.

Por fim, o BTG também destacou o robusto pipeline de investimentos à frente nos EUA, impulsionado pelo pacote de incentivo do presidente Joe Biden.

O número de pedidos de auxílio-desemprego nosEstados Unidosteve redução de 71 mil na semana encerrada em 20 de novembro, a 199 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira, 24, pelo Departamento do Trabalho norte-americano. Este é o menor nível do indicador desde 1969.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,04%, a 27.098 pontos.

Além disso, Ghani disse que a inflação foi puxada por preços administrados e não por preços livres, que veio mais em bens duráveis e não tanto em serviços. “Talvez, o componente de demanda da inflação esteja perdendo força”, avaliou.

Deixe o seu comentário