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Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Cotação dos principais índices europeus (8h15):

O ministério esclareceu que “para garantir uma transição adequada e segura – especialmente para os beneficiários dessa importante política pública – a Eletrobras ficará por um período adicional na gestão do programa”.

IndicadoresNo Brasil, os economistas revisaram, pela oitava semana consecutiva, a inflação de 2023 para baixo, conforme mostrou dados doBoletim Focus, levantamento do Banco Central que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos do país. As projeções apontaram que oIPCAdeve terminar 2023 em 4,95%, ante os 4,98% do levantamento anterior. Há quatro semanas, a inflação tinha estimativa de 5,42%.

No Brasil, o destaque na semana está para a prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA-15), que deve registrar estabilidade em julho na comparação mensal e desacelerar para 3,26% na base anual. Os investidores também ficam atentos aos dados do mercado de trabalho na quinta e sexta-feira.

Entre as associações que tiveram propostas selecionadas estão a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Vendas de estoque em obras aumentou 112% vs o 2t22 e veja mais detalhes a seguir sobre o estoque em obras:

Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices:Ibovespa: 118.897,99 (+1,25%)S&P 500: 4.398,95 (-0,29%)Nasdaq: 13.660,72 (-0,13%)Dow Jones: 33.734,88 (-0,55%)Dólar: R$ 4,86 (-1,30%)Euro: R$ 5,33 (-0,57%)

O executivo salientou como graças ao polo naval de Itajaí o Brasil está se transformando em um produtor internacional de iates de luxo. “A indústria naval está florescendo aqui graças a políticas inteligentes do governo local, que favoreceram os negócios. E isso se transformou em um boom econômico não apenas para Itajaí, mas para todas as cidades próximas. Os novos prédios que estão surgindo, os restaurantes, os shoppings, os hotéis, os serviços ligados ao turismo e a náutica são grandes geradores de emprego e desenvolvimento”, diz Paião.

Apesar da retomada em maio, o segmento está 2% abaixo do ponto mais alto da série histórica do IBGE, alcançado em dezembro de 2022.

IndicadoresNosEUA, o Departamento do Trabalho anunciou que osnovos pedidos de seguro-desempregocaíram para 228 mil na semana encerrada em 15 de julho. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 242 mil solicitações. Na semana anterior, os pedidos somaram 237 mil, conforme dados revisados.

Fonte: Nasdaq / Elaboração: Avenue Securities – 06/jul/2023Por enquanto, de forma agregada, as expectativas apontam para uma queda de 6,4% nos lucros das empresas do S&P500 em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, como mostrado no gráfico. É interessante notar que houve uma expectativa semelhante no início da divulgação de resultados do trimestre anterior, mas essa queda não se confirmou, com os lucros caindo apenas 2%.

O presidente da Boat Show lembra como somente a indústria náutica de luxo é responsável por 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. “Mas em Itajaí também são produzidos navios de outros tipos, como comerciais ou até militares”, salienta.

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