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Para o gestor da ASA Investments, Marcelo Nantes, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi positivo, mas impulsionado pelo agronegócio, que tem poucas empresas do setor listadas. Com isso, ele acredita que a taxa de juros será o grande motivo que pesará nos resultados.

IndicadoresNo Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de -0,08% em junho deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa do mercado era variação de -0,10% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 3,16% em junho, abaixo dos 3,94% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2022, a variação havia sido de 0,67%.

Créditos tributários do programa Carros Populares O programa para a renovação da frota é custeado por meio de créditos tributários, descontos concedidos pelo governo às montadoras no pagamento de tributos futuros, no total de R$ 1,8 bilhão. Em troca, a indústria automotiva comprometeu-se a repassar a diferença ao consumidor.

Fras-le (FRAS3) – A empresa divulgou receita líquida consolidada de R$ 294,7 milhões em junho. O resultado, divulgado mensalmente, representa uma leve alta de 1,6% na comparação com o mesmo mês de 2022. No ano, a companhia acumula receita de R$ 1,758 bilhão, crescimento de 18,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Sede da Petrobras (PETR4). Foto: Reprodução, DivulgaçãoNa última segunda-feira (10), o analista da Quantta Research, Ricardo Tominaga, avaliou o gráfico de alguns ativos, entre eles o da Petrobras (PETR4).

Confira os indicadores da semana entre 10 e 14 de julho:

Fonte: Bloomberg, elaboração Avenue – 28/jun/2023A partir deste ponto (meio do ano), a curva de juros americana está precificando o seguinte cenário atualmente (28/06/2023). Resumidamente, o mercado espera mais um aumento de juros na reunião do dia 26 de julho, seguido de uma pausa até a reunião do dia 31 de janeiro de 2024, quando o Federal Reserve (FED) iniciaria um ciclo de cortes de juros.

Foto: Reuters, Cris Faga, ZUMA Wire, Alamy Live NewsO Ibovespa começou o pregão em queda nesta quarta-feira (19), com os investidores atentos aos acontecimentos no exterior e reagindo às divulgações corporativas.

Confira a análise completa de WEGE3 abaixo:Bolsa de Valores, B3 – Foto: Reuters/Amanda PerobelliO Ibovespa opera entre perdas e ganhos nesta quinta-feira (20), com o mercado atento ao cenário externo. As ações da Vale (VALE3) puxam o Ibovespa para cima e evitam uma perda mais acentuada, apresentando alta acima de 1%.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Mercado da náutica de luxo não para de crescerO setor da náutica de luxo está em franco crescimento no Brasil, após anos muito complicados. Graças a política de incentivos e de atração de empresas estrangeiras realizado pelo governo de Santa Catarina, o país se tornou o único a receber canteiros navais dos grupos italianos Ferretti e Azimut Yachts. Verdadeiros ícones do luxo marítimo.

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