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Vale retoma parcialmente operações em Minas Gerais

“O Brasil perdeu relevância em todos os sentidos: o crescimento não está grande e a representatividade para as empresas ficou ainda menor em dólar. O País continua sendo uma aposta de consumo, mas já não está mais como prioridade nos investimentos”, afirma Castro.

Porém, a história tem dois lados. Ao mesmo tempo que muitos profissionais sabem da importância, apenas 27% das empresas no País assumiram um compromisso de zerar as emissões de carbono ou aderiram a programas net zero. Para se ver o copo meio cheio, é um valor 5 pontos porcentuais acima da média global.

O analista destacou ao falar da Petrobras, “que quando o momento é bom para a empresa mercadologicamente falando, para política é péssima”. Desse modo, gera a discussão na América Latina como um todo referente ao preço dos combustíveis, portanto, sempre abre margem para um populismo, avaliou Saviolli.

Com a queda do valor desses ativos nos últimos meses, o valor dos contratos em custódia na B3 caiu de 3,5 bilhões para 2,9 bilhões de reais de novembro para dezembro. No entanto, o volume de investidores seguiu crescendo, chegando a 164 mil investidores no fim de 2021.

O analista explica que a queda do dólar nos últimos dias, em sua perspectiva, ocorre em razão da lei nº14.286, promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que entrou em vigor neste mês permitindo que as empresas exportadoras tivessem conta em dólar dentro do Brasil.

O dólar comercial fechou em alta de +0,24%, cotado a R$ 5,5266

A companhia afirmou que a previsão de lançamentos no biênio de 2020 e 2021 era de 4 bilhões a 4,5 bilhões de reais. Em 2021, o total lançado foi de 1,91 bilhão de reais e em 2020 a companhia lançou 1,15 bilhão de reais. Com isso, a empresa atingiu 76,5% da borda inferior da estimativa.

Procurada, a Petrobras afirmou que “reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato, para os preços internos, das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais”.

O guidance da companhia para o biênio 2020/2021 era de R$ 4 bi a R$ 4,5 bi. Em 2021, Eztec lançou R$ 1,91 bilhão de VGV, somado ao VGV lançado em 2020 de R$ 1,15 bilhão, atingiu 76,5% da borda inferior do guidance.

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