Ghani ainda recordou a fala do presidente da ONU dizendo que iria ajudar a Ucrânia mandando mantimentos e armamentos, mas ao mesmo tempo não poderia ter presença militar. “Ou seja, é um discurso completamente incoerente”, afirmou.

“Você acorda de manhã e percebe: Há guerra na Europa.” Assim o general Alfons Mais, comandante do Exército alemão, começou seu texto, horas após a invasão da Ucrânia. Diante do fato consumado, ele lamentou por escrito que as opções que podia oferecer à liderança política do País eram extremamente limitadas.

Os ataques ocorrem um dia após as primeiras negociações entre os dois países. Na última segunda-feira (28), representantes ucranianos e russos se encontraram em Belarus, mas não conseguiram avançar em busca de um consenso. No entanto, o oficial ucraniano Mikhaïlo Podoliak sinalizou que as delegações da Rússia e da Ucrânia devem se reunir novamente para tentar encontrar uma solução para o conflito.

O general não é uma exceção na Europa. Antes do conflito, outros militares pressionavam seus governos diante da fragilidade do bloco frente a Putin. O general Thierry Burkhard, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas francesas, deu em 2021 um cavalo de pau na estratégia de defesa do país. A contrainsurgência cedeu espaço à aposta na volta de conflitos de alta intensidade ou “hipóteses de engajamento maior”. A ideia de Burkhard era de que o país devia se preparar para “vencer a guerra antes da guerra”. Para tanto, sua estratégia seguia três noções: “competição, contestação e enfrentamento”. O mundo não era mais o do pós Guerra Fria, onde não havia mais guerras clássicas, como dizia o general inglês Rupert Smith, no livro A Utilidade da Força.

“O envolvimento nacionalista da população civil da Ucrânia nas hostilidades levará inevitavelmente a acidentes e baixas. Apelamos aos moradores da Ucrânia para que demonstrem consciência, não sucumbam a essas provocações do regime de Kiev e não se exponham e seus entes queridos a sofrimento desnecessário”, diz o Ministério da Defesa da Rússia.

As forças russas aproximaram-se de Kiev após avançar rapidamente de três eixos, no Norte, Sul e Leste da Ucrânia. As duas primeiras frentes dirigiam-se à capital no início da ofensiva, segundo autoridades de inteligência ucranianas.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

No Brasil, destaque para a inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que subiu 1,83% em fevereiro, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Para Miguel Daoud, analista de economia e política, a decisão foi acertada. “Não tem outra alternativa. O avanço de [Vladimir] Putin, inclusive matando crianças, sem medir consequências, é um ato criminoso. Isso é crime de guerra”, afirmou, em entrevista à BM&C News.

Se inscreva nonosso canale acompanhe a programação ao vivo.

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, concordou em enviar uma delegação ucraniana para se reunir com uma delegação russa em Belarus, informou o gabinete presidencial em nota divulgada neste domingo.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

os melhores jogos que ganha dinheiro de verdade

e041Ty8IxO

Deixe o seu comentário