Fabio Fares, especialista em análise macro, também deu sua opinião sobre a decisão do Copom e disse não concordar com o corte adotado na taxa Selic, afirmando que para ele, esse corte inicial foi acelerado.

Placa de Wall Street perto da Bolsa de Nova York, EUA09/03/2020REUTERS/Carlo AllegriOs próximos dias reservarão indicadores e anúncios importantes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, com dados de inflação de ambos os países entre os destaques. Além disso, a agenda reserva a prévia do PIB brasileiro e a ata do Copom.

O mercado fica na expectativa para a reunião de Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, que está em seu primeiro dis de reuniões. Na quarta-feira (2), o Copom divulgará o primeiro corte da taxa Selic em três anos, mas a dúvida está para qual será a intensidade da redução nos juros.

Com isso, o argumento oposto ao que desenvolvemos até este momento é válido. Os bancos centrais agora apresentam uma postura cautelosa para não relaxar o movimento de aperto monetário cedo demais. Inclusive, temos visto constantemente na fala do presidente do banco central americano o discurso de “higher for longer”. Cabe ressaltar também que o core PCE ainda se encontra em níveis historicamente bastante elevado e distante da meta de inflação do banco central americano que é de 2%, como é possível verificar no gráfico mostrado anteriormente.

“Os resultados de diversos bancos no segundo trimestre mostraram que pressões crescentes de lucratividade reduzirão a capacidade de gerar capital interno“, afirmou a Moody’s, em relatório.

Gráfico do Ibovespa. Foto: Reprodução, PixabayO principal índice da B3 começou em queda no pregão desta terça-feira (1), com as ações de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) realizando lucros, após os fortes ganhos na véspera. Além disso, o mercado reage aos indicadores de atividades e os balanços corporativos locais.

Além disso, o Brasil registrou déficit em transações correntes de US$ 843 milhões em junho, ante superávit de US$ 266 milhões em junho de 2022, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central (BC).

Um levantamento feito pelo com dados do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb), indicou que em 2021, apenas 50,1% das escolas públicas do país tinham programas voltados para combater o racismo. Dez anos antes, o índice era de 75,6%.

É o 11º aumento na taxa de juros desde o início do ciclo de alta em resposta à inflação persistente, que já mostra sinais de arrefecimento. A decisão já era esperada pelo mercado. Segundo dados do CME Group, 96,5% dos economistas consultados colocavam como posssibilidade o aumento de 0,25 p.p. nos juros norte-americanos.

Agenda econômica8h –Brasil: Índice Nacional de Custo da Construção (Julho)8h –Brasil: Confiança da Construção (Julho)8h30 –Brasil: Transações Correntes (Junho)11h –EUA: Vendas de Novas Moradias (Junho)11h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE14h30 –Brasil: Fluxo Cambial Semanal15h –EUA: Decisão de Política Monetária do Fed15h30 –EUA: Discurso do presidente do Fed, Jerome PowellNa China Antiga, houve períodos de enorme instabilidade política e social. Guerras, torturas, e assassinatos eram comuns no período feudal da história. Durante o chamado “Período da Primavera e Outono” da história chinesa – entre os anos 771 e 551 aEC– houve uma consolidação dos feudos em reinos maiores, num período semelhante ao Renascimento que ocorreria na Europa séculos depois. Esta época turbulenta da história chinesa viu florescer o pensamento de Confúcio, cujo ideário de paz, justiça e harmonia constituia uma importante voz para aqueeles que pretendiam construir uma nova realidade. Confúcio era o homem apropriado àquele momento histórico. 

Um dos principais pontos de atenção dos agentes de mercado atualmente são os próximos passos que serão adotados pelo Banco Central americano. A visão consensual é de que a próxima reunião do conselho de política monetária, que acontece durante a próxima terça e quarta-feira (25 e 26 de julho), deve promover a última elevação de juros e marcar o final do ciclo de aperto monetário que teve início em março de 2022.

No Brasil, a prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA-15) será o dado mais aguardado, junto com o Boletim Focus. O consenso do mercado aponta para estabilidade, com leve queda de 0,01% em julho na comparação mensal, levando a taxa anual para 3,26%.

A média das projeções dos economistas apontava para uma queda de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros — e esse também era o desejo de quatro diretores do BC. Mas outros quatro membros do Copom votaram pelo ajuste de 0,50 ponto, decisão acompanhada pelo presidente da autoridade monetária. O mercado se surpreendeu com a forma como Roberto Campos Neto, que sempre adotou um tom mais duro sobre o controle da inflação e grande dose de parcimônia com a redução de juros, desempatou a votação.

formas de renda extra manual

wxcY59jAIL

Deixe o seu comentário