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O FPSO, cuja sigla em inglês significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo, tem previsão de início da produção para o quarto trimestre de 2024.

Já o presidente da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, chama a atenção para o custo médio das térmicas, um triplo acima do normal. “A Abrace vem alertando seus associados há muito sobre a explosão do custo da energia para o próximo ano. Só em relação aos Encargos de Serviço do Sistema (ESS), térmicas contratadas emergencialmente e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) podem superar o preço de R$ 130 por megawatt-hora em 2022, quando não deveria ultrapassar R$ 40”, afirma.

Também registram quedas as ações de Lojas Renner (LREN3), com desvalorização de 4,78% e IRB (IRBR3), que cai 5,99%.

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Após analisar as projeções de geração de energia e os custos previstos – incluindo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) -, a área técnica da agência reguladora concluiu que, até abril de 2022, as “melhores estimativas” apontam para um rombo de RS 13 bilhões, “já descontada a previsão de arrecadação da receita da bandeira tarifária patamar escassez hídrica no período”, ou seja, o nível mais alto de cobrança da taxa extra.

A opinião da The Economist segue a linha do Financial Times, jornal de finanças britânico que em 1º de novembro publicou um duro editorial afirmando que os erros do presidente brasileiro “vão muito além da pandemia”.

Os gargalos nas cadeias de oferta são um dos fatores que estão se mostrando mais duráveis, e Rehn argumentou que o bloco de 19 países não deve sentir grande alívio até o fim de 2022, o que também afetará o aumento dos preços ao consumidor.

Em outubro, a demanda de passageiros pelos voos da Latam no segmento doméstico no Brasil foi 16,1% menor que no mesmo período de 2019, e 81,3% maior que em outubro de 2020. A oferta, por sua vez, foi 16,5% menor que há dois anos, e 71,4% maior que um ano antes. A taxa de ocupação foi de 85,8%, 0,5 ponto porcentual a mais que em outubro de 2019, e 4,7 pontos porcentuais acima da registrada 12 meses antes.

Para entender esse aumento, conversamos com o estrategista de investimentos, MarcoSaravalle. Segundo ele, o que fez o preço dos combustíveis aumentar tanto foi a cotação internacional do barril do petróleo, principal característica da política de preços da Petrobras.

“Esta semana tem sido um bom lembrete para os mercados de petróleo de que os preços não são afetados apenas pela trajetória de oferta e demanda, mas também pelas projeções de política monetária e por formas de intervenção governamental”, diz Louise Dyckson, da Rystad Energy. A analista aponta que há diversos riscos nas perspectivas adiante, caso haja novoslockdownspela covid-19, por exemplo. O aspecto positivo esperado é que um inverno rigoroso e a maior dependência pelos derivados do petróleo sustentem os preços da commodity.

Em meio à disparada da inflação, que em 12 meses chega a 10,67%, a Black Friday (última sexta-feira de novembro) terá dois grandes desafios este ano. O primeiro é mostrar ao consumidor que os preços serão menores do que os de um passado recente. O outro é fazer a oferta caber no bolso do brasileiro, cuja renda está corroída.

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