Consumo das famílias diminuiu 1,2% no primeiro trimestre

Os papéis das mineradoras e das siderúrgicas registram alta nesta terça-feira, após a alta de 3,06% do minério de ferro hoje, em Qingdao (para US$ 224,44 a tonelada). Outro fator que estimula a procura pelos papéis do setor são os dados de abril do Instituto Aço Brasil, que mostram alta de 38% de aços longos e de 43% dos planos, na comparação anual.

Segundo Velloni, o avanço das reformas é o que deve trazer recursos externos para o País de forma sustentável. “Já vemos a privatização da Eletrobras avançando, e é isso que atrairá diretamente capital para a economia”, diz.

Além do tom positivo internacional, a perspectiva de avanço da pauta reformista também tende a animar o investidor local, como o acordo para a tramitação da reforma tributária no Congresso, que pode impactar positivamente os ativos domésticos, cita nota da MCM Consultores.

Índice acionário japonês Nikkei subiu 0,19%, a 28.098,25 pontos em Tóquio

Pelas dificuldades associadas à importação – como a exposição ao câmbio, volatilidade de preços spot e frete, além dos riscos de atrasos, mais frequentes na pandemia, dos já dilatados prazos de entrega do produto -, as siderúrgicas nacionais conseguem cobrar mais do que o preço internacional do aço convertido em reais.

A MMX afirma ainda que trabalha no momento para apresentar recurso para suspender liminarmente os efeitos da decisão da 6ª Câmara Cível e da 4ª Vara Empresarial, e assim viabilizar a retomada das negociações e do processo de Recuperação Judicial.

“Com uma participação de 10% na BRF já tornaria possível propor mudanças no comando da empresa, mas, para que isso resulte em fusão, ainda haverá um caminho”, disse uma fonte que preferiu não se identificar. Ela lembra que um movimento parecido foi conduzido pela CSN, que adquiriu há dez anos 20% da Usiminas. “A diferença é que a Usiminas tinha no controle um bloco de acionistas, e a BRF tem o controle pulverizado, eventualmente dificultando os planos”, acrescenta. Entre os sócios da dona das marcas Sadia e Perdigão, está a Península, da família de Abilio Diniz.

“Em maio, a confiança dos consumidores manteve a tendência positiva observada no mês anterior. Houve ligeira melhora da percepção das famílias sobre o momento atual, que atingiu nível mínimo em março, e aumento das perspectivas em relação aos próximos meses. Mas mesmo otimistas com relação à situação econômica do país nos próximos meses, a expectativa das finanças pessoais não avança e o ímpeto para consumo continua muito baixo”, avaliou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Leia também:Magazine Luiza lidera ranking global de retorno a acionistas

Mais cedo, a distrital do Federal Reserve em Nova York divulgou que o índice de atividade industrial Empire State caiu de 26,3 em abril para 24,3 em maio. O resultado ficou abaixo da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda a 24,8 neste mês.

bitfair match

bC21eWwOL9

Deixe o seu comentário